sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Mia Couto

O grupo Pibid continua o trabalho com os oitavos anos acerca da obra de Mia Couto. O autor, que faz parte do cenário das turmas há duas semanas, terá lido o conto O cesto, narrativa a partir da qual será trabalhada a estrutura e, além disso, a compreensão textual. Optou-se pelo trabalho lúdico como forma de variar a proposta, já que as turmas não estavam respondendo de forma satisfatória. Espera-se que seja possível uma abordagem mais aberta, mais clara, ou seja, que os alunos possam discutir o conto, verificar as suas nuances, suas diferentes possibilidades.
A proposta será desenvolvida até novembro, mais especificamente até a Semana da Consciência Negra. Até lá, de Mia Couto, as atividades estender-se-ão sobre particularidades do território africano, a questão cultural, religiosa, entre outras noções. A partir disso, será feito o resgate histórico do processo de escravidão, a violência contra os negros. Com isso, os alunos irão ler o poema "Navio Negreiro", de Castro Alves e, depois, a lenda do "Negrinho do Pastoreio". O desfecho das atividades será em uma feira na qual os trabalhos serão apresentados aos alunos de outras turmas. A estrada é longa, inúmeras serão as atividades. Espera-se que, ao final do ciclo, os alunos possam reunir elementos importantes ao seu contexto e, se for possível, que saiam do processo um pouco mais críticos.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Unisinos Conecta

Na tarde desta terça, o bolsista Luan Quadros desenvolveu a oficina "De onde você fala?" com alunos do oitavo ano do Colégio. A proposta é um passeio semântico pelas regiões do Brasil e, além disso, trabalha de forma dinâmica algumas expressões idiomáticas. Os estudantes foram convidados a encontrar, pelos meandros do mapa do País, termos específicos de cada localidade. Em outro momento, entre a denotação e a conotação, diversas expressões transitaram pelo cenário proposto.
A ideia foi experienciar a oficina que será levada à Unisinos, no Conecta. Assim, alguns alunos de Ensino Fundamental têm a oportunidade de conhecer um pouco do universo linguístico brasileiro, de forma agradável. Além dessa atividade, o grupo Pibid Plangg percorrerá os caminhos de Blau Nunes, o vaqueano de Simões Lopes Neto em seu ziguezaguear pelo Estado.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

“Acontecendo na biblioteca do Plangg” - com Diva Walzer kuhn

Na continuidade do evento “Acontecendo na biblioteca do Plangg” – edição de inverno, que ocorreu nos dias 29/08 e 01/09, com alunos do ensino fundamental – séries finais e ensino médio, estabeleceu-se uma reflexão acerca da “Identidade e pertencimento” dos alunos em relação ao lugar em que vivem – especificamente o bairro Canudos. Para essa realização, além dos pibidianos João Carlos, Priscila e Jéssica, juntamente com o supervisor Vladimir, contamos com a presença da historiadora e escritora Diva Walzer kuhn, que explanou em sua fala a história da cidade de Novo Hamburgo, evidenciando mudanças que ocorreram no local e seus benefícios e malefícios, destacando a depredação e abandono. Dessa forma, destacou-se a importância de serem cidadãos ativos na sociedade, na busca da construção de um ambiente saudável, de forma a valorizar o espaço em que vivem. 



O incidente

Na última quinta-feira, 01 de setembro, o grupo Pibid/Plangg recebeu a professora e escritora Diva Walzer Kuhn, que no próximo dia 12 de setembro fará o lançamento de seu livro "O incidente", que conta um episódio que aconteceu no Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini, há muitos anos. Na manhã da quinta, a professora abordou um pouco da História de Novo Hamburgo, ilustrou sua conversa com detalhes muito interessantes acerca do "entorno" do Colégio que já foi referência no Estado. Ao todo, quatro turmas assistiram à palestra. A atividade encerrou a edição de inverno do "Acontecendo na Biblioteca do Plangg", cujo tema foi "Canudos, pertencimento e identidade." O lançamento de "O incidente" será na Fundação Frederico Scheffel, às 20h do dia 12/09/16.