sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Os pibidinos, Letícia, Maurício, Luan e Raniéri apresentaram e irão apresentar, cerca de 15 módulos para os alunos do ensino médio e fundamental ao decorrer dos meses de junho, julho e agosto. Os tópicos apresentados até agora foram:
                                                                
·        Manifestações culturais no povo gaúcho;
Nesse módulo, a pibidiana Letícia apresentou a cultura no Rio Grande do Sul. Comidas típicas, vestimentas, músicas tradicionalistas, etc.
·        A falta de representatividade do negro na cultura gaúcha;
O pibidiano Maurício trabalhou com as turmas 301, 302 e 303 abordando a falta de personagens e a representatividade do negro na obra de Veríssimo e na cultura gaúcha em geral. Problematizamos também a questão das cotas e preconceito implícito na sociedade.
·        Religiosidade do povo gaúcho;
Maurício abordou as origens da fé do povo gaúcho, utilizando a obra de Veríssimo como plano de fundo.
·        Rodrigo Cambará e a representação da figura gaúcha;
Letícia problematizou o estereótipo da figura gaúcha, focando na violência e no machismo envolvendo a “fama” do homem neste estado.
·        A imigração alemã no RS;
Letícia, aqui também, trabalhou com a turma do ensino médio, o acontecimento deste importantíssimo evento no RS. A imigração e suas perdas culturais,o sofrimento e algumas curiosidades.
·        Evolucionismo X biodiversidade;
O pibidiano Luan, trabalhou com a turma 203 a flora, um pouco da fauna e os principais tipos de vegetação do RS principalmente na serra. Trabalhpu também o que é o pampa e seu conceito. Por fim abordou o mapa político relacionado com o mapa literário e relacionou com a teoria darwinista.
·        A revolta dos muckers;
Luan, nesse módulo, resgatou a história dos imigrantes alemães e falou sobre a revolta dessa família (Muckers) de imigrantes e focou na figura de Jacobina, relacionando com trechos de filmes.
·        Cidades originadas de sesmarias;
Raniéri trabalhou com a turma 83 a origem das sesmarias. Direcionou sua apresentação explicando o que eram lotes de terra que eram doadas pelos capitães das capitanias hereditárias à pessoas com poder político e militares de prestígio com o objetivo de criarem gado para abastecer o Brasil com carne e couro.  
·        Árvore genealógica;
Maurício trabalhou com a turma 303 a árvore genealógica dos Terra Cambará juntamente com o professor Vladimir. Resumidamente foi apresentado alguns dos principais personagens da obra.
·        Mulheres na obra;
As mulheres na obra foi trabalhado com a pibidiana Letícia. Ela focou a discussão no feminismo, machismo e preconceito com as mulheres ainda nos dias de hoje e naquele tempo contra as mulheres do Tempo e o Vento.



A construção das maquetes da cidade de Santa Fé estão à todo vapor!

     Os alunos do ensino Fundamental, com a ajuda da professora de artes, Ana Sofia e do professor de matemática, Jaques, estão produzindo as casas, o cemitério, a figueira e até mesmo o lugar no qual Pedro Missioneiro foi sepultado.
       Dê uma olhada em como estão ficando a arte desses alunos: