sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

NOTÍCIAS

Janeiro pode ser mês de férias, mas o PIBID não para nunca! Enquanto os alunos descansam, nós planejamos o próximo semestre letivo!

Essas são algumas das atividades que nós desenvolvemos no mês de janeiro:

1. Projeto “Literatura além da morte”
Preparamos um projeto bem interessante, que tem como ponto de partida o trabalho com gêneros textuais. Começaremos com a exposição de um vídeo, realizado pelo grupo PIBID, na aula de língua portuguesa.  O projeto, contudo, será desenvolvido por mais quatro disciplinas: Literatura, Artes, História e Ensino Religioso. O mais interessante desse projeto, contudo, é o inusitado lugar de onde saem todas as aulas: o cemitério. O que poderá existir em um cemitério que interessa a cinco disciplinas e que agrega conhecimento aos alunos? É isso que o projeto “Literatura além da morte” tem para mostrar. Que mesmo nos lugares mais inusitados, encontramos matéria para tornar nossas aulas cada vez mais interessantes.

2. Oficina de produção textual
Essa oficina foi idealizada para ser aplicada aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio, visando ao desenvolvimento da argumentação oral e escrita. Apesar de ter o foco naqueles alunos que pretendem fazer vestibular e ENEM, agora não se restringe a eles. O desenvolvimento da capacidade de argumentação, da organização de ideias, e do senso crítico não interessa somente a esses alunos, mas sim a todos. Todas as pessoas são beneficiadas quando conseguem ter essas habilidades, tanto no meio escolar quanto no profissional. A oficina será ministrada com parceria entre o professor da disciplina e  o grupo do PIBID, que ajudará a minimizar as dificuldades dos alunos. Nesse projeto, os alunos terão um papel fundamental: escrever!

3. Curtas no Plangg
A fim de dar seguimento ao projeto Machado de Assis, esse ano teremos o projeto Curtas no Plangg, no qual os alunos, além de lerem textos literários, terão que dramatizá-los (e filmá-los). As filmagens serão gravadas em DVD e a produção textual será trabalhada através da escrita das sinopses, que os alunos terão que preparar para a organização do DVD. O final do projeto ocorrerá com uma “glamourosa” cerimônia, com direito a premiação e entrega de kikitos. Os artistas do Plangg podem começar a se preparar desde já!

4. Planos de estudos
Como todo ano precisamos rever os planos de estudos das escolas, adequá-los às necessidades, o PIBID resolveu dar a sua ajudinha. Analisamos os planos de estudos das disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura de nível fundamental e médio, e fizemos algumas alterações. Vamos apresentá-las e discuti-las com o grupo de professores na primeira reunião de planejamento do ano.

5. Pôster
Em março teremos um espaço, junto com as outras universidades que possuem o PIBID, para divulgar o trabalho que está sendo feito nas escolas. Nesse momento, cada grupo deverá apresentar um pôster, no qual contenha uma atividade realizada na escola no ano passado. A atividade escolhida pelo grupo, claro, foi o Projeto Machado de Assis, que obteve belos resultados entre os alunos e a comunidade escolar. Esse trabalho será exposto juntamente com outros colegas do PIBID, em um momento destinado à troca de idéias e experiências.

6. Contação de histórias
Pretendemos implantar o Projeto “Contação de Histórias” no Colégio Plangg. Nele, as bolsistas do PIBID terão que dar vazão ao seu lado artístico, a fim de tornar a contação de histórias interessante. Ele consiste na leitura semanal de uma obra literária (contos, poesias, crônicas) às turmas de ensino fundamental e médio, visando ao desenvolvimento do gosto pela leitura, bem como o contato com diferentes estilos e autores.

7. Projeto com uso de charge
Nesse projeto, colocaremos em prática um desejo do grupo PIBID, que é o de levar o autor até a escola. O projeto consistirá na leitura e interpretação de variadas charges, bem como na criação de algumas. Ele terminará com a presença de um chargista na escola, que conversará com os alunos e responderá todas as suas perguntas e dúvidas (que tenham a ver com a profissão do chargista, claro!). O nome do chargista que vai à escola? Isso ainda é segredo...

8. Conversando com leitura
Nesse ano pretendemos dar continuidade ao projeto iniciado no ano passado, que consiste na troca de cartas entre os alunos de diferentes escolas, falando sobre suas experiências com a leitura. Dicas de livros, autores, preferências, fazem parte do repertório das cartas trocadas pelos alunos.

9. Radionovela
Resolvemos organizar a Radionovela do Plangg. Nesse trabalho, mais uma vez, os alunos terão a oportunidade de colocar toda a sua criatividade em prática, pensando no enredo, trilha sonora, sonoplastia. Os trabalhos terão intervalos comerciais, espaço para jornalismo, revisitando o famoso “Repórter Esso.” Com essas atividades, objetiva-se o trabalho com gêneros textuais.
10. Oficinas de Acentuação e Orações Subordinadas
Como todo bom professor não se faz sem estudos, nós aproveitamos as férias para estudar mais um pouquinho. Os bolsistas e supervisores do PIBID participaram de oficinas de Acentuação e de Orações Subordinadas. Relembramos alguns pontos e ainda conhecemos novos recursos interativos, que poderão ser aproveitados em sala de aula.

Essas foram algumas das atividades do mês de janeiro, vamos continuar trabalhando, para estarmos afiados quando as aulas começarem!

Voltaremos às aulas cheios de novidades. Boas férias e ótimo 2011.

0 comentários:

Postar um comentário