sexta-feira, 11 de março de 2011

Proposta de Projeto “Curtas do Plangg”

 O projeto "curtas do Plangg" foi desenvolvido pelo grupo PIBID e deverá entrar no calendário anual de projetos do colégio. Embora a entrega final das produções seja só dia 13 de outubros, estamos todos epolgados esperando que o projeto inicie logo.

Projeto "Curtas do Plangg"
Objetivo geral: Despertar o interesse dos alunos para a literatura através da produção audiovisual. Habilitar os alunos para que possam reconhecer e reproduzir o gênero sinopse.
Justificativa: Sabemos que os alunos demonstram uma maior produção quando são colocados como protagonistas de uma determinada ação. Sendo assim usaremos o vídeo para despertar o interesse dos alunos para a literatura, pois com a produção de curtas eles serão os protagonistas da ação e com a competição sentir-se-ão desafiados a realizar a tarefa, o que irá trazer mais motivação aos alunos.
Metodologia
a)    Literatura
1º Momento:
O professor e as bolsistas do PIBID selecionam contos diversos de autores da língua portuguesa. Esses contos são apresentados aos alunos na aula.
2º Momento:
Os alunos se organizam em grupos de máximo 10 alunos. Cada grupo escolhe um dos contos selecionados com o qual irá trabalhar.
3º Momento:
O professor determina o que irá ser feito com cada conto: apresentação do autor e da sociedade da época, na qual foi escrita o conto – adaptação do conto para teatro – confecção de cenário e figurino.
4º Momento:
O professor seleciona o grupo que melhor executou as atividades de literatura e de português e este então terá a oportunidade de gravar a sua encenação para concorrer a prêmios com as outras turmas.
b)    Português:
1º Momento:
O professor trabalha com os alunos as características do contos e as características do texto dramático. Leitura de alguns contos e textos teatrais para a verificação de características.
2º Momento:
O professor faz um breve comentário sobre gêneros e dá ênfase no gênero sinopse. Leitura de algumas sinopses de capas de DVD.
3º Momento:
Leitura do conto selecionado para gravação na aula de literatura. Comentários sobre o conto para que eles tenham pleno domínio do assunto e produção de sinopses de modo individual sobre o conto escolhido pelo grupo.
4º Momento:
O professor corrige as sinopses e devolve para a reescrita.
5º Momento:
O professor devolve as reescritas e comunica a turma qual é a melhor sinopse do grupo que irá fazer a gravação do conto. O professor então projeta a sinopse e melhora ela junto com os alunos.
6º Momento:
O professor entrega a versão final da sinopse para a professora de artes.
c)    Artes:
1º Momento:
Leitura do conto vencedor. Proposta para que os alunos façam uma capa de DVD que se ajuste ao conto.
2º Momento:
Divulgação da melhor capa e confecção final da capa do DVD.
Momento final
Premiação:
Os curtas devem ser entregues para o professor de literatura até o dia 13 de outubro de 2011 dentro da capa confeccionada na aula de artes contendo também a sinopse produzida na aula de Português. O professor fará cópias dos DVDs, com custeio da escola, e entregará a seguinte comissão julgadora: bolsistas do PIBID no Plangg, coordenadora do PIBID Maria Helena Albé, diretora do colégio: Marta Borges, professor de física: Maquenze, professor de História: José Janes Leston, professor de Sociologia: Marcelo, um representante da biblioteca: Elisabeth Selbach e dois representantes dos demais funcionários da escola: Marisa e Neusa.
Os quesitos a serem julgados serão os seguintes: Melhor ator, melhor atriz, destaque, melhor cenário e figurino, melhor roteiro, melhor sonoplastia, melhor encenação e melhor edição.
Cada quesito terá um vencedor. Nos quesitos, melhor cenário e figurino, melhor roteiro, melhor sonoplastia e melhor encenação será dado um prêmio para cada grupo vencedor. Nos demais quesitos o prêmio será dado individual.
O prêmio será um kikito vindo de Gramado, que será custeado pelo colégio. Para cada categoria será necessário um kikito.
A exibição dos vídeos para os alunos e a divulgação e premiação dos resultados será feita no dia 29 de outubro de 2011 no colégio Ignácio Christiano Plangg.
Antes do dia da mostra o grupo PIBID divulgará uma nota no jornal local convidando a comunidade a assistir a premiação no dia 29 de outubro.


0 comentários:

Postar um comentário