sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Projetos- segundo semestre

Neste semestre os alunos do Colégio Ignácio Plangg irão se envolver em vários projetos organizados pelo grupo PIBID. O projeto "Contação," que estava em andamento há mais de um mês, foi repaginado, agora, ao invés de ser apresentado por apenas uma bolsista, três alunas da UNISINOS dividirão as tarefas e mesclarão leitura com comentários em meio ao trabalho, o que promoverá maior dinamismo e interatividade do aluno com os contos de Poe. O projeto "Twitter", idealizado no semestre anterior, não ocorrerá mais, em virtude da sala de informática da escola estar fechada até o fim do ano letivo.

Os projetos aplicados neste semestre serão:

- Expressões idiomáticas
- Radionovela
- Erico, o tempo e o vento a passar.
- Poesia/Primavera
- Contos de fada
- Gêneros do dia a dia
- Explorando o sul
- Oficina de dificuldades na escrita

Oficinas do aprendizado

O grupo PIBID iniciou ontem a aplicação de oficinas no Colégio Ignácio Plangg a fim de auxiliar os alunos a escrever textos melhores, para que diminuam suas dificuldades em ortografia, acentuação, pontuação, concordância, termos repetidos, e coesão. A partir de erros encontrados em textos argumentativos produzidos por alunos do Ensino Médio surgiu a ideia de aplicar tais oficinas. Para cada um desses itens do estudo da Língua Portuguesa foram organizados módulos. 
Ontem, foi iniciada  a oficina de acentuação e hoje a de ortografia, nas quais os alunos poderiam participar no contraturno. Entretanto, houve pouca procura para essa proposta. Assim, foi necessária a participação de alunos da oitava série Ensino Fundamental, que estudam  à tarde. Para incentivar os alunos a participar das oficinas, o grupo PIBID sugeriu que os professores, em caráter de incentivo, atribuam pequena pontuação àqueles que frequentarem as oficinas, o que pode caracterizar, de certa forma, a nota como elemento mercantil, uma moeda de troca, o que não é o mais adequado, realidade que leva o grupo a estudar melhor essa possibilidade.

Paralisação!


Hoje ocorreu, no Colégio Ignácio Christiano Plangg, a paralisação das aulas a partir das 10 horas para a reivindicação de melhores salários para os professores da rede pública do Estado, evento simultâneo em vários estabelecimentos de ensino. Com uma palestra realizada pelos professores do colégio, os alunos puderam entender um pouco sobre as questões relativas ao Piso Nacional. É importante que a comunidade entenda e esteja junto aos professores nessa caminhada. 

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Sairam os representantes do Plangg do primeiro concurso literário PIBID

O Colégio estadual Ignácio Christiano Planng já escolheu seus vencedores do primeiro concurso literário PIBID. Os poemas escolhidos foram escritos pelos alunos Daiana dos Santos Sena (3º ano), Ezequias de Lemos Tarigas, (2º Ano) e Vinícius Rödel da Silva (3º Ano).
Agora os alunos passarão para a fase final. Professores da Unisinos receberão os poemas das quatro escolas participantes. No fim serão três os ganhadores. O aluno que ficar com o primeiro lugar ganhará um ingresso para o cinema com direito a um acompanhante.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Palestra no Wolfrann

No mês de julho tivemos a oportunidade de participar de alguns cursos oferecidos aos professores do colégio Plangg que aconteceram na escola Wolfrann Metzler. O evento teve como tema central o professor dos dias de hoje. Pensamos que todos os assuntos que envolvem a educação sempre devem ser discutidos e revistos no decorrer dos tempos. E um tema que está em evidência nos últimos anos e que foi discutido no curso foi a interdisciplinaridade. 
Foi mais um aprendizado valioso para nós, bolsistas do PIBID.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Trocamos versos por quindins

Aconteceu no Plangg...muitas vezes a busca pelo inusitado é o norte de nosso trabalho na intenção de cativar pessoas para o universo da literatura. Bom...eu explico; o nosso poeta maior, Mario Quintana, imortalizado em seus versos, esteve de aniversário no último dia 30-07. Como as aulas terminaram no dia 15-07, o grupo PIBID fez a festa de aniversário antes. Em meio a projeções de Porto Alegre, vida e obra de Quintana foram apresentadas aos alunos, que tiveram a oportunidade de assistir colegas seus dizendo textos do autor. Entre versos e música, trechos de textos foram transitando pelo palco literário da biblioteca da escola. Ao final, antes que as luzes se apagassem, as bolsistas do PIBID pediam por voluntários, que recebiam versos de Quintana, liam para o público e ganhavam quindins em troca. Para o momento ganhar ares de perfeição faltou apenas o cafezinho, aliado ao quindim no rol de paixões de Quintana. Ah! Faltou também a Bruna Lombardi.