sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Oficinas do aprendizado

O grupo PIBID iniciou ontem a aplicação de oficinas no Colégio Ignácio Plangg a fim de auxiliar os alunos a escrever textos melhores, para que diminuam suas dificuldades em ortografia, acentuação, pontuação, concordância, termos repetidos, e coesão. A partir de erros encontrados em textos argumentativos produzidos por alunos do Ensino Médio surgiu a ideia de aplicar tais oficinas. Para cada um desses itens do estudo da Língua Portuguesa foram organizados módulos. 
Ontem, foi iniciada  a oficina de acentuação e hoje a de ortografia, nas quais os alunos poderiam participar no contraturno. Entretanto, houve pouca procura para essa proposta. Assim, foi necessária a participação de alunos da oitava série Ensino Fundamental, que estudam  à tarde. Para incentivar os alunos a participar das oficinas, o grupo PIBID sugeriu que os professores, em caráter de incentivo, atribuam pequena pontuação àqueles que frequentarem as oficinas, o que pode caracterizar, de certa forma, a nota como elemento mercantil, uma moeda de troca, o que não é o mais adequado, realidade que leva o grupo a estudar melhor essa possibilidade.

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