terça-feira, 19 de junho de 2012


Preliminar da Oficina de Texto Argumentativo

Hoje pela manhã o grupo de Pibidianas do Colégio Ignácio Christiano Plangg, apresentou a Oficina de Texto Argumentativo, preparando a reescrita do texto que eles produziram. A Oficina faz parte do Projeto Imagem e Palavra, que contempla um sábado letivo, e que iniciou com a reunião das disciplinas de História, Literatura, Geografia, Artes, Sociologia, e Português. Em cada uma delas abordando temáticas sociais, e a capacidade do aluno de sustentar argumentos e idéias a partir de um documentário que fala sobre a Ilha das Flores em Porto Alegre e fotos de Sebastião Salgado, que retratam a desigualdade social em diversas partes do mundo, assim como a música de Ney Matogrosso “Rosa de Hiroshima” releitura de um poema de Vinícius de Moraes.
Os alunos aceitaram bem as críticas de seus textos. As Pibidianas deram foco à importância de argumentar e de saber como sustentar suas idéias. Fizeram um paralelo com as experiências dos alunos de quando tiveram êxito em serem bem compreendidos, não só na escola, mas como também com suas famílias e amigos, e futuramente na vida profissional. Explicaram também passo a passo a estrutura de um texto argumentativo, e em como deixar claras as suas opiniões e críticas à desigualdade social.



Agora as próximas etapas serão a reescrita dos textos por partes dos alunos; a correção dos textos novos; e a comparação do progresso que eles fizeram em relação à primeira produção. O resultado desse projeto será a publicação de um acervo das melhores produções escritas, suas respectivas imagens e distribuição a todas as partes interessadas.


0 comentários:

Postar um comentário