sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Projeto interdisciplinar : Lendo a matemática


Tendo como objetivo algo inusitado no âmbito escolar procuramos, por intermédio do diálogo entre diferentes áreas, a conciliação de disciplinas distintas, paradoxais até. Da comunhão entre Língua Portuguesa e Matemática, foi concebido o projeto Lendo a Matemática, fruto da perseguição do grupo ao norte da interdisciplinaridade. A partir da trajetória de Beremiz, o homem que calculava, personagem da obra de Malba Tahan, a proposta faz a estruturação do conto junto aos alunos de duas turmas de terceiro ano e, a partir daí, a professora de Matemática "decifra" as fórmulas que, literariamente permeiam os meandros do texto. Ao final do projeto, a ideia é que os discentes estejam aptos para a escrita de uma história amparada nas características da trama original e alicerçada nas idiossincrasias do conto. O primeiro passo dessa estrada de mil léguas é a produção de micro-contos, textos que contemplam as características do gênero em até duzentas letras. Pretende-se, com essa iniciativa, mostrar que por mais distantes que sejam, as letras e os números podem ser aproximados pela teia do discurso. Dessa forma, assim como Édipo, deciframos o enigma da Esfinge "decifra-me ou te devoro"; o resultado disso, será um possível incremento na leitura e na escrita, pelo menos um outro olhar sobre.








0 comentários:

Postar um comentário