terça-feira, 13 de novembro de 2012

Visita aos cemitérios

Ocorreu na quinta-feira, 08 de novembro, a visita dos alunos da turma 201 aos cemitérios da Santa Casa e São Miguel e Almas, ambos em Porto Alegre. Após dois meses de trabalho, o grupo PIBID, acompanhado da bibliotecária Elisabeth Selbach e de alguns alunos de outras turmas, realizou a aula temática em pleno cemitério. Após quase duas horas de viagem (estamos voltando ao tempo em que ir de Novo Hamburgo a Porto Alegre de carroça demorava seis horas), o ônibus aporta no Cemitério Museu da Santa Casa. Após breves recados iniciais na porta do campo santo, o grupo iniciou a tão esperada visita. Os alunos sabiam que, embora a morte era o tema gerador do projeto interdisciplinar, era a vida que estava sendo celebrada. Ali seriam observados túmulos de pessoas que fizeram a história deste Estado, seja na política, nas artes ou na Literatura. Por túmulos majestosos, carregados de belos ornamentos, os discentes puderam conferir a beleza presente no local. Da epígrafe utilizada em sala de aula, passando pela arquitetura grega, pelos símbolos do Positivismo, chegou-se ao túmulo de Teixeirinha, local em que foi cantada a música "Querência amada", considerada por muitos o segundo hino do Rio Grande. A lenda de Maria Degolada foi contada e comentada junto a um túmulo que supostamente em passado remoto, fora derradeiro abrigo de seu corpo e, em seguida, junto aos túmulos dos menos favorecidos, resgataram-se alguns detalhes dos crimes da Rua do Arvoredo. Tanto a lenda quanto os crimes foram interligados ao Positivismo no Brasil. 
Após as explanações no cemitério da Santa Casa, o grupo atravessou a rua e foi visitar o São Miguel e Almas, local em que foram trabalhados pequenos detalhes de dois autores gaúchos em prosa e verso; Erico Verissimo e Mario Quintana. Aquele teve a obra Incidente em Antares abordada em sala de aula, pela exibição da minissérie homônima, este foi pretexto de um sarau diante de sua gaveta, com direito a distribuição de quindins à turma. No cemitério São Miguel e Almas, o grupo foi muito bem recebido e guiado pelo funcionário César, a quem são endereçados os mais sinceros agradecimentos.









O projeto parte agora para o momento decisivo; o trabalho com o caderno de atividades, que provoca os alunos à pesquisa e à reflexão. O material foi enviado por e-mail e deverá ser entregue ao grupo no dia 23-11, impresso e encadernado. O Literatura além da morte reuniu seis disciplinas; Português, Literatura, Religião, Sociologia, Artes e História e é uma tentativa de incrementar a prática de leitura e escrita por parte dos discentes. Ações como essa, que mesclam o tradicional com o inovador devem ser fomentadas a fim de que o aprendizado seja significativo. Projeto realizado pelo segundo ano consecutivo, o Literatura além da morte tem espaço na escola para evoluir e crescer ainda mais. Para o próximo ano, porém deverá ser revisto o horário de retorno, pois é inviável passar quase três horas na estrada. Um outro caminho é possível...

0 comentários:

Postar um comentário