sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Viagem a Triunfo

O Projeto interdisciplinar Explorando o Sul contou com a participação das disciplinas de Literatura, Língua Portuguesa, História, Geografia, Filosofia e Artes, cada uma delas trabalhou um ponto específico relacionado à cidade de Triunfo, entre eles o dramaturgo Qorpo Santo, aspectos da Revolução Farroupilha, Bento Gonçalves, o Polo Petroquímico, o Rio Jacuí, a arquitetura.
Na última sexta-feira, dia 24 de outubro, o Projeto atingiu seu ápice com a visita à cidade de Triunfo. Neste momento os alunos puderam ver tudo que foi trabalhado em aula. Primeiramente, o grupo conheceu a Igreja onde foi batizado o general Bento Gonçalves e onde, também, há registros de mais de 1.700 pessoas enterradas em seu interior e cerca de 3.200 ao seu redor. Ainda na parte da manhã visitamos o Museu Histórico da cidade contendo diversas armas da Revolução Farroupilha e diversos itens usados na época. Depois disso houve uma pausa para o almoço e na volta todos foram conhecer a Biblioteca Municipal, onde foi realizada uma leitura dramática da peça Mateus e Mateusa, de Qorpo Santo. Ao lado da biblioteca localizam-se as ruínas da casa de Qorpo Santo, sem nenhum cuidado, a casa literalmente, está caindo. Mais tarde ainda foram visitadas a Casa do Artesão e a Cruz da primeira missa realizada na cidade. Durante todo o trajeto o guia turístico da cidade explicou os fatos históricos e curiosidades de Triunfo e orientou visita até a casa em que nasceu Bento Gonçalves e, além disso, conduziu o grupo às margens do Rio Jacuí.
Percebe-se certo descaso com os monumentos do município. Um local com tanta história para contar deveria receber mais atenção. Há algumas pessoas que se preocupam com isso, em manter a história de Triunfo viva, mas, mesmo assim, a cidade está se deteriorando e a maioria das pessoas parece não se importar.
Na volta da viagem foi realizada uma discussão com os alunos, momento em que eles expuseram sua opinião a cerca de todo o projeto. O retorno foi bastante positivo, visto que os alunos gostaram da viagem e a usaram para aprender um pouco mais sobre a história do Rio Grande do Sul.

Nas próximas semanas serão realizadas as atividades de Artes e Língua Portuguesa.









0 comentários:

Postar um comentário