segunda-feira, 29 de junho de 2015

Aprendendo a usar o editor de vídeos

Hoje foi o dia dos oitavos anos aprenderem como é feita a edição de vídeos no Windows Movie Maker. A pibidiana Júlia R. Cunha apresentou uma apresentação de slides com o passo a passo para a criação e para o salvamento de vídeos.
Em breve os alunos irão testar o que aprenderam utilizando o Movie Maker na Sala de Informática da escola.


sábado, 27 de junho de 2015

Oficina de teatro

O grupo Pibid Plangg, na última sexta-feira, 26 de junho, participou, no turno da tarde, do segundo módulo de oficina de teatro, promovido pelo Pibid/Unisinos. Na ocasião, os acadêmicos dos cursos de Letras Português, Inglês e Espanhol tiveram contato com noções de Teatro-Jornal, Teatro de Protesto, com a questão da técnica de distanciamento do teatro do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, com Teatro-Fórum e com o Teatro Invisível. A próxima edição será em agosto, momento em que as temáticas apresentadas nas duas primeiras edições serão colocadas em práticas, e os bolsistas serão dramaturgos, diretores e atores.

Projeto Jacobina

A turma 203 - grupo de discentes escolhido para que se desenvolva o trabalho com a Revolta dos Muckers, fez a primeira visita à sala de informática da escola. A tarefa do dia era a reunião, por intermédio de textos, daquilo que foi apreendido a partir dos trabalhos já desenvolvidos pelo Pibid e por professores parceiros acerca de Jacobina e temas adjacentes. A turma já teve noções históricas, dois filmes foram apresentados: A paixão de Jacobina e A ferro e fogo, tempo de solidão e, ainda, em Geografia, o Rio dos Sinos e sua importância para o desenvolvimento da região foi item trabalhado. Há uma aluna responsável pelo gerenciamento de uma página no Facebook, suporte no qual estarão publicados os textos. Não há uma diretriz específica para as postagens, a não ser uma: que o estudante aborde algum aspecto trabalhado, que ele mesmo seja o protagonista de sua temática, que consiga reunir aspectos trabalhados e, com base em uma possibilidade interdisciplinar, que possa divulgar o conhecimento obtido. Outras aulas serão ministradas, outros assuntos, novas ligações, diferentes postagens. O projeto segue.
 
 
 
 





Curta Plangg

          Nas últimas quinta e sexta (25 e 26 de junho), mais alguns passos do projeto Curta Plangg foram dados. Segue, com o Ensino Médio, o percurso da elaboração de roteiros - terreno um tanto íngreme - dada a pouca familiaridade com o texto dramático que os discente possuem. Algumas turmas estavam de sobreaviso; seria a última tentativa de inseri-las no projeto, em função da indisciplina que apresentavam durante os trabalhos. Após algumas combinações um pouco mais "rígidas", o trabalho começou a tomar forma. A sala do Pibid está transformada em uma verdadeira sala de redação. O processo é bem objetivo: o conto escolhido para ser adaptado é lido por toda a turma, que é dividida em grupos e, a partir disso, cada cena é criada pelos grupos. Depois de redigidas, as cenas são reunidas e digitadas pelo Pibid, que faz os ajustes necessários, as ligações que faltarem. O último momento é a projeção da versão final do texto para a turma, de modo que seja possível promover o arremate do texto dramático.  Algumas turmas já assistiram aos curtas produzidos em edições anteriores do projeto. A ideia é apresentar os fragmentos de um passado não muito distante para que, a cada edição, novos detalhes sejam acrescentados. Para a III edição, além de um cuidado maior com  o roteiro, os alunos estão sendo orientados a conseguirem locações que possam trazer maior verossimilhança da produção discente, já que, em outros anos, o local de gravação  - via de regra - era o próprio cenário de escola. Outra novidade é o diálogo entre os projetos Pibid/Unisinos/Plangg; em 2015, os documentários realizados a partir de Jacobina, concorrerão na categoria Melhor Documentário, na cerimônia de premiação, a ser realizada em outubro.

 
 
 
 


















sábado, 20 de junho de 2015

Verbetes

Encaminhados os projetos Jacobina e Curta Plangg, o grupo iniciou a estruturação da atividade sobre uso de dicionários e elaboração de verbetes. A proposta é uma parceria entre o grupo Pibid/Unisinos/Plangg e a professora Márcia Neves, titular de Biologia. O trabalho será desenvolvido com o 8º B, turma de Ensino Fundamental, o assunto será os sistemas do corpo humano. Os alunos formarão grupos, que terão diferentes sistemas para abordagem. Em PowerPoint, serão desenvolvidos os verbetes acerca de particularidades de cada sistema, com o significado do termo, a etimologia da palavra, o uso em outros campos semânticos, além de ilustrações pertinentes. O dicionário digital de Biologia, desenvolvido por apenas uma turma, será lançado na escola, em data a ser marcada e, além disso, apresentado de forma detalhada para as outras turmas de 8º ano, que estudam o mesmo assunto. As atividades iniciam no dia 03 de julho.

Jacobina

O Pibid/Unisinos/Plangg está trilhando os passos de Jacobina. Na estrada de muitas léguas, o primeiro movimento foi em parceria com a professora Elisabeth Selbach, formada em História e responsável pela biblioteca da escola. O grupo esteve reunido com a profissional e, em conjunto, foi organizado um PowerPoint com a abordagem histórico-literária dos Muckers. A atividade, apresentada aos alunos na última quinta-feira, 18 de junho, contou um pouco sobre a imigração alemã para o Brasil, especificamente no Vale do Rio dos Sinos, comentou a questão religiosa da época, desenvolveu algumas noções sobre o desenvolvimento da indústria calçadista, além das questões que culminaram nos processos de emancipação dos municípios. Além de nuances da obra Videiras de Cristal, de Luiz Antonio de Assis Brasil, o trabalho aproximou os discentes do livro Canibais, de David Coimbra, pela presença, na obra, de Catarina Palse, imigrante alemã e, ainda, sobre o sapateiro Walter, outro germânico, sapateiro que, antes de ir para a misteriosa Rua do Arvoredo, morou em Hamburgo Velho, sendo, dessa forma, símbolo do pioneirismo na indústria calçadista. Por fim, houve a apresentação da obra A ferro e fogo, de Josué Guimarães, por intermédio do DVD produzido pela RBS. Literatura e História, em plena sintonia, deram o primeiro passo, de uma série de outros que estão por vir, rumo ao Morro Ferrabrás, de "tantas histórias, de tantas questões."

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Curta Plangg

Hoje pela manhã mais algumas turmas iniciaram o trabalho de construção de seus roteiros para o Curta Plangg/2015. Após a estruturação das cenas, os textos estão sendo encaminhados para a digitação, por parte do grupo Pibid. Nesse momento, são realizadas as correções e, além disso, as ligações necessárias entre as cenas. Com o trabalho realizado, as dificuldades de produção vêm à tona; os alunos, sejam de Ensino Fundamental ou de Médio, têm a tendência de escrever textos narrativos. Quando a proposta é a elaboração de um texto dramático, as dificuldades são inúmeras. O trabalho de contar uma história seria algo menor; os estudantes, na figura do narrador, dão conta do recado, mas se a história tiver que ser contada pelos personagens, aí o caminho será mais árduo. Após trabalhos e reescritas, as primeiras cenas estão sendo produzidas. Depois de digitados, os trabalhos serão apresentados aos alunos e, dessa forma, ocorrerá o desfecho daquilo que é a proposta inicial; mostrar aos discentes os caminhos do drama.































sexta-feira, 12 de junho de 2015

Leitura e seleção de conto

Encerramos a primeira etapa do Curta Plangg, a leitura e seleção dos contos. As turmas de Ensino Fundamental e Ensino Médio que participam do concurso leram em grupos de quatro alunos um conto e, posteriormente, fizeram uma apresentação oral do conto que foi lido no grupo. Ideias de roteiros a partir da base dos contos foi defendida por cada grupo para que a turma escolhesse um único conto que será trabalhado para o roteiro final que servirá de base para a gravação do curta-metragem.
Algumas turmas já têm a escrita do roteiro definitivo pronta e aguardam a próxima etapa que será a escolha das funções que cada integrante da turma terá na elaboração do trabalho, como por exemplo o diretor, o cenógrafo, o editor de vídeo, atores, etc. e a partir de um cronograma para o cumprimento das tarefas de cada um e algumas oficinas do Grupo PIBID/Plangg para apoio como a Oficina de edição de vídeo com o Movie Maker o grupo irá para a etapa final, a gravação.