Nas últimas quinta e sexta (25 e 26 de junho), mais alguns
passos do projeto Curta Plangg foram dados. Segue, com o Ensino Médio, o
percurso da elaboração de roteiros - terreno um tanto íngreme - dada a pouca
familiaridade com o texto dramático que os discente possuem. Algumas turmas
estavam de sobreaviso; seria a última tentativa de inseri-las no projeto, em
função da indisciplina que apresentavam durante os trabalhos. Após algumas
combinações um pouco mais "rígidas", o trabalho começou a tomar
forma. A sala do Pibid está transformada em uma verdadeira sala de redação. O processo é bem objetivo: o conto escolhido para ser adaptado é lido por toda a turma, que é dividida em grupos e, a partir disso, cada cena é criada pelos grupos. Depois de redigidas, as cenas são reunidas e digitadas pelo Pibid, que faz os ajustes necessários, as ligações que faltarem. O último momento é a projeção da versão final do texto para a turma, de modo que seja possível promover o arremate do texto dramático. Algumas turmas já assistiram aos curtas produzidos em edições anteriores do projeto. A ideia é apresentar os fragmentos de um passado não muito distante para que, a cada edição, novos detalhes sejam acrescentados. Para a III edição, além de um cuidado maior com o roteiro, os alunos estão sendo orientados a conseguirem locações que possam trazer maior verossimilhança da produção discente, já que, em outros anos, o local de gravação - via de regra - era o próprio cenário de escola. Outra novidade é o diálogo entre os projetos Pibid/Unisinos/Plangg; em 2015, os documentários realizados a partir de Jacobina, concorrerão na categoria Melhor Documentário, na cerimônia de premiação, a ser realizada em outubro.
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