sexta-feira, 10 de julho de 2015

Acontecendo Quatro estações: Inverno

Hoje o dia de mais uma edição do Acontecendo Quatro Estações: Inverno. Nessa edição do Acontecendo foi abordada a dinâmica da Poesia Sensorial, que foi aplicada pelos pibidianos em todas as turmas do turno da tarde.

A ação da Poesia Sensorial consiste na leitura de poemas  que  têm por objetivo aguçar o gosto pela literatura e mostrar aos alunos uma percepção diferente da poesia, tornando a apreciação dos poemas tátil e sensorial, além de mostrar o poder e a importância da imaginação e o quanto a arte pode nos levar a mundos diferentes, nos humanizar, nas palavras de Antonio Cândido: 

Chamarei de literatura, da maneira mais ampla possível, todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura, desde o que chamamos de folclore, lenda, chiste, até as formas mais complexas e difíceis da produção escrita das grandes civilizações.

[...] a literatura corresponde a uma necessidade universal que deve ser satisfeita sob pena de mutilar a personalidade, porque pelo fato de dar forma aos sentimentos e à visão do mundo ela nos organiza, nos liberta do caos e, portanto, nos humaniza. Negar a fruição da literatura é mutilar a nossa humanidade. Em segundo lugar, a literatura pode ser um instrumento consciente de desmascaramento, pelo fato de focalizar as situações de restrição dos direitos, ou de negação deles, como a miséria, a servidão, a mutilação espiritual. Tanto num nível quanto no outro ela tem muito a ver com a luta pelos direitos humanos.   (CÂNDIDO, Antonio. Vários escritos. 3ª ed. revista e ampliada. São Paulo: Duas Cidades, 1995.)


(desculpem a qualidade das fotos, elas foram tiradas em ambiente escuro)


















0 comentários:

Postar um comentário