O ativista norte americano Malcolm X uma vez disse que "o futuro pertence àqueles que se preparam hoje para ele". Foi pensando nisso que nós do PIBID, resolvemos criar oficinas que auxiliassem os alunos dos três terceiros anos da escola a melhorarem a sua escrita e que consequentemente, pudessem conquistar boas notas em suas redações no ENEM 2016.
As oficinas estenderam-se pelos meses de agosto, setembro e outubro, dividindo-se em diferentes partes. Elas começaram com uma produção textual por parte dos alunos, para testar as suas capacidades e ver em que nível os mesmos se encontravam. Após a primeira escrita, foi feita uma aula expositiva com trechos das redações, mostrando os principais erros encontrados de modo geral e explicando como corrigi-los. Logo após esta atividade, foi proposta outra produção, para que fosse possível observar alguma evolução por parte dos estudantes. Uma vez que as novas redações foram corrigidas, houve então uma nova aula, seguindo os mesmos parâmetros da anterior, mas desta vez, a participação foi opcional, sendo apresentada apenas para aqueles que demonstravam interesse pela atividade.
Com as atividades encerradas, foi feito um simulado de redação, seguindo os padrões do Exame Nacional do Ensino Médio, como teste final para avaliar se as oficinas foram de alguma valia. E é possível afirmar que foram sim. Alguns alunos mostraram uma evolução bastante satisfatória em relação às produções anteriores. Mas como nem tudo são flores, foi possível perceber que muitos estudantes mantiveram-se no mesmo nível das propostas realizadas anteriormente.
O Brasil passa por tempos difíceis na educação (e não só nela). O pouco interesse de muitos alunos é apenas um dos problemas enfrentados pelos educadores. Em um cenário como este, observar que alguns estudantes mostraram interesse e realmente evoluíram na sua forma de escrever, é algo que mantém acesa a chama da esperança que pouco a pouco, parece iluminar cada vez menos a educação brasileira.
OBS: É preciso frisar que o grupo PIBID Unisinos/Plangg fez o possível para auxiliar e motivar os alunos durante as oficinas, mas é notável a falta que a leitura faz para os mesmos, Ambas suas capacidades de interpretação dos temas propostos como o repertório linguístico dos estudantes foram afetados por esta defasagem. Fica aqui o apelo da equipe PIBID Unisinos/Plangg para que a leitura seja mais trabalhada em sala de aula desde os anos iniciais até o ensino médio, para que os alunos possam expandir os seus limites, tanto linguísticos, como criativos.
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