quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Análise dos livros didáticos

Perguntas para análise:
  1. Como o conteúdo é abordado?
  2. A gramática é relacionada com a atualidade?
  3. Tem relação com o Enem, vestibular?
  4. Existe a presença de outras áreas de conhecimento?
  5. Apresenta projetos de ensino?


Livro de Português, vol. único

Contém 437 páginas e aborda os conteúdos de 1º, 2º e 3º anos. Está dividido em literatura, gramática e produção textual. O conteúdo é explicado de maneira a facilitar o aprendizado. É apresentado um texto sobre o assunto, com imagens. São citados os principais autores da época. O livro faz referência a filmes e leituras complementares. Por fim, são propostos exercícios e alguns capítulos encontramos questões do Enem e de vestibular.
A parte de gramática deixa a desejar, pois faz uma breve explicação do assunto, com poucos exemplos (exemplos difíceis). A gramática é relacionada com a atualidade, pois traz diversas “tiras” de personagens diferentes para chamar a atenção dos alunos. Também traz textos do cotidiano como cartão postal, convite, bilhete, e-mail, manual, receita culinária.
Nessa análise encontramos também a presença de textos de outras áreas do conhecimento. Isso faz com que o aluno aprenda a gramática e a interpretação de texto e ao mesmo tempo, aprende sobre um assunto de outra área.
O livro apresenta exercícios diversos, mas não apresenta nenhum projeto.


Livro de Português – Linguagens, 1º ano

      Apresenta conteúdo de gramática, literatura e produção de texto.
      O conteúdo abordado traz exemplos de textos e a partir deles são trabalhados alguns assuntos. Traz também imagens e tiras. Por último são propostos alguns exercícios para fixar a aprendizagem dos alunos.
      A gramática está relacionada com a atualidade, pois traz “tiras” e imagens atuais. Os assuntos gramaticais são expostos com uma explicação bem aprofundada. Isso contribui para o conhecimento e aprendizado.
      O livro apresenta exemplos e exercícios, mas não traz nenhuma questão de vestibular e Enem.
      Alguns textos citados e expostos no livro abordam assuntos de outras áreas do conhecimento.
      O livro também apresenta alguns projetos.


Livro de Português – Linguagens, 2º ano

      Apresenta conteúdo de gramática, literatura e produção de texto.
      O conteúdo é apresentado de maneira bem próxima ao livro de 1º ano. Quanto a gramática, exemplos e exercícios, todos são apresentados no mesmo modo do livro de 1º ano. O que diferencia é o conteúdo em si, mas no que diz respeito a estrutura do livro, ele constitui na mesma ordem.


Livro de Português – Linguagens, 3º ano

      Apresenta conteúdo de gramática, literatura e produção de texto.
      Por ser da mesma editora, dos mesmos autores e da mesma coleção, os livros de 1º, 2º e 3º anos seguem todos a descrição do livro de 1º ano (feito anteriormente).
      No livro de 3º ano são apresentadas questões de vestibular intitulado “Em dia com o vestibular”. Esse é o único item que diferencia esse livro dos  dois anteriores.


Lições do Rio Grande – 1º, 2º e 3º anos

      O livro não apresenta apenas assuntos da disciplina de português, mas também de outras áreas de conhecimento, como matemática, geografia, sociologia.
      O conteúdo é abordado através de textos. O livro respeita a abordagem pré-leitura, leitura e descoberta, pós-leitura. Previamente a exposição dos textos aos alunos, é feito uma abordagem em que o livro apresenta questões que o professor poderá realizar com a turma ou imagens relacionadas ao assunto. O gênero trabalhado no capítulo de português e literatura é a crônica. A gramática que é abordada no livro são os tempos verbais (pretérito perfeito, pretérito imperfeito e presente do indicativo). Ela é inserida após a pré-leitura e a leitura e descoberta.


Constatações feitas a partir das análises dos livros didáticos

      A partir da análise feita com livros específicos de português e literatura e as “Lições do Rio Grande”, percebe-se que eles apresentam uma proposta distinta.
      Constatou-se primeiramente que o “Lições do Rio Grande” aborda todas as disciplinas que compõem o currículo escolar. Além dessas, apresenta conteúdos extra classe, como dança, música, teatro, artes visuais, dificilmente encontradas em livros didáticos convencionais. A proposta deste livro é bem abrangente, porém o conteúdo é muito pouco aprofundado. Trabalho com projetos de ensino e com gramática contextualizada, ao contrário de alguns livros didáticos.
      Pode-se concluir que as tentativas de resignificar as práticas pedagógicas são fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem. Deve-se avançar muito nesta área e iniciativas como o livro “Lições do Rio Grande” servem como alicerce para o avanço da qualidade do ensino.

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