quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O uso de vídeo em sala de aula

No último dia 27 de novembro a Unisinos promoveu, dentro do Projeto PIBID, a palestra da Professora Doutora Luiza Carraveta, que abordou a utilização de vídeo em sala de aula. A partir de seu vasto conhecimento sobre o assunto, de modo prático, objetivo e, sobretudo, claro, a professora entrou em meandros da técnica de produção audiovisual sem promover um distanciamento do público e, além disso, fez interessantes considerações sobre o que o professor pode utilizar em sala de aula em termos de imagens televisivas e cinematográficas. Para exemplificar um dos pontos da palestra, cabe ressaltar a ideia de que, na escola, quando o professor tiver a intenção de trabalhar um filme com seus alunos, ele deverá ter bem claro o objetivo daquela narrativa fílmica nas atividades subsequentes. Além disso, outro dado que poderíamos sublinhar é a não indicação, por parte da professora, de longas narrativas em sala de aula, pequenos vídeos teriam melhor resultado.
Ao trabalho do Colégio Plangg, a palestra foi de fundamental importância, pois a entidade desenvolve há dois anos um trabalho de produção de vídeos experimentais, sejam propagandas, adaptações de obras literárias, registros de saraus poéticos, lendas urbanas, enfim, uma série de trabalhos audiovisuais com alunos dos ensinos fundamental e médio.
O uso de recursos de gravação de som e imagens, a produção de adaptações literárias com alunos nunca passou, dentro da escola, de vídeos experimentais e nem tem a intenção de ultrapassar essa zona fronteiriça entre o experimental e o amador, mesmo porque, entre os alunos e professores não há profissionais da área. Como razão da realização de trabalhos dessa natureza está a inserção dos discentes na leitura. A obra lida, contextualizada, adaptada, debatida e gravada com a utilização de vários elementos cênicos desenvolve um processo de imersão do aluno em seu contexto narrativo e, como fator resultante disso está um maior e mais completo entendimento da obra. Durante o ano, pelo menos uma vez cada turma tem uma experiência "cinematográfica", momento em que os alunos vestem-se de atores, diretores, dramaturgos, enfim, têm a possibilidade de interação com a obra literária e com o mundo da publicidade. Os resultados até agora têm sido satisfatório, a última experiência deste tipo foi idealizada pelas alunas do PIBID/UNISINOS. Para 2011 os projetos estarão sendo planejados em reuniões durante o mês de janeiro.

1 comentários:

Projeto PIBID na escola disse...

O evento do dia 15-12 foi positivo; os vídeos estavam bem elaborados, levando-se em consideração o tempo que o professor teve para trabalhar com seus alunos. Algumas críticas foram recebidas e são dignas de registro: O trabalho deveria ter sido apresentado em telão para toda a escola e não na sala de multimeios; os kikitos de chocolate deveriam ter sido substituídos por troféus maiores, com maior visibilidade; a premiação deveria merecer maior ênfase.
O grupo PIBID/PLANGG realizará uma reunião para analisar a atividade e, a partir das considerações do público, providenciar mudanças para a próxima edição.

GRUPO PIBID PLANGG

Postar um comentário