sexta-feira, 15 de março de 2013

Projeto Estereótipos - Desconstruindo (pré)conceitos


 Nessa semana, foi dado início ao projeto estereótipos que envolverá as disciplinas de literatura, língua inglesa e língua espanhola.
Na primeira aula, os alunos refletiram acerca da palavra "estereótipo", em seguida, visualizaram fotos de pessoas com diferentes e marcantes tipos físicos com o propósito de ligar a imagem ao país de de origem de cada pessoa. Nesse momento, ficou claro que, inconscientemente, todos temos imagens estereotipadas em nossa mente. Depois foi lida a crônica  "Um Brasileiro em Berlim", de João Ubaldo Ribeiro.
Dando continuidade ao trabalho, os alunos tiveram de identificar no mapa as regiões do Brasil e, a partir de seus conhecimentos prévios, tentar definir o que caracteriza os habitantes de cada região. Além disso, foram construidos estereótipos para a população espanhola e norte americana.
Para a próxima aula, foi solicitado aos alunos - já separados por grupos - que tracem um "tipo" que possa representar os habitantes de cada região brasileira, assim como dos países já citados anteriormente.



0 comentários:

Postar um comentário