quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Ano letivo: instantes finais


            Em dezembro de 2012, para fechar com chave de ouro o ano letivo, os Pibidianos do Colégio Plangg, desenvolveram atividades lúdicas com os alunos. Durante o transcorrer do ano, os projetos ora foram realizados por todos os bolsistas, ora por parte do grupo. Retomando o mês de novembro, ainda, cada bolsista organizou e desenvolveu um plano de aula individual, com o qual a busca por maior autonomia  fora o norte. Durante o semestre, os acadêmicos tiveram a oportunidade de observar as turmas, tanto do Ensino Fundamental quanto do Médio. A partir desse trabalho, os bolsistas escolheram determinada turma e conteúdo apropriado para elaboração do plano de aula.  Cada aluno da UNISINOS com seu desempenho, com sua expectativa, mas todos com o mesmo objetivo; pôr em prática a realização de um trabalho como docente, foi  um período de descobertas, de experimentação; e de como é a transição de estudante para professor.

             As atividades lúdicas que foram comentadas acima, referem-se ao plano de atividades compreendidas entre os dias 10 e 14 de dezembro de 2012, período em que o grupo desenvolveu, com os estudantes, aulas com jogos; Detetive, Imagem e Ação e um jogo trazido por uma das bolsistas, denominado A vila.  Os jogos e brincadeiras sempre ajudam a descontrair e também servem para fixar algum tópico ou situações do dia a dia, desenvolvendo o raciocínio de uma maneira agradável de aprender. O grupo PIBID utilizou esses momentos como um laboratório de observação direta e presencial com as turmas, a fim de explorar a capacidade do aluno associar seus conhecimentos e raciocínio na armação das jogadas e assim elaborar futuras atividades cujo ponto de partida seja a aplicação de jogos.
  
            No dia 12/12/12, parte do grupo PIBID estava presente na reunião, realizada sobre atividades e projetos a serem aplicados no  ano  de 2013. Cada participante apresentou o esboço de um projeto acadêmico a ser adaptado e aplicado, com objetivos compatíveis com a realidade da escola e dos alunos, estes foram anexados no relatório anual da CAPES. 

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