quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Conselho de Classe

No dia 12 de dezembro, iniciaram os Conselhos de Classe para o Ensino Médio no Colégio Plangg. Durante o período da manhã, os professores reuniram-se para partilharem as notas dos alunos dos primeiros anos da escola. Os bolsistas do PIBID participaram, observando como ocorre essa troca de informações acerca das notas e pareceres dos discentes. 

Para este ano, ocorreram mudanças a respeito da avaliação e aprovação dos alunos. Além das notas, os alunos terão pareceres/conceitos por áreas do conhecimento, ou seja, as disciplinas foram agrupadas por áreas e, caso o aluno não obtenha, em uma das disciplinas de uma determinada área, a nota mínima para aprovação (60 pontos), este terá de submeter-se a um "provão" com questões referentes a todas as disciplinas correspondentes à área de conhecimento.

As disciplinas foram assim divididas:
  • Área de Linguagens: Artes, Educação Física, Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa;
  • Área de Ciências Humanas: História, Geografia, Sociologia e Filosofia;
  • Área de Ciências Naturais: Biologia, Física e Química;
  • Área de Matemática.
Foi possível perceber, no início dos trabalhos, uma certa apreensão e confusão por parte de alguns professores devido às mudanças. No entanto, com o decorrer das atividades, esse problema foi superado.

Observar Conselhos de Classe é sempre muito interessante, pois é possível perceber, além das notas e comentários acerca dos alunos, como cada professor entende o ato de avaliar e a importância que lhe remete. Participar desse tipo de atividade é importante para nós, enquanto bolsistas e futuros professores, uma vez que experiências como essa nos levam a refletir sobre questões relacionadas à avaliação escolar.

0 comentários:

Postar um comentário