As
intervenções tecnológicas, invenções da mídia e o aumento de consumo têm
modificado substancialmente as faces do mundo. Infelizmente, a maior vítima a
sofrer esses impactos são as crianças. Elas têm vivido em um
universo intertextual onde textos midiáticos, principalmente televisivos, com
personagens de desenhos animados, astros do cinema e cantores pop,são também
ícones de materiais escolares, roupas, acessórios, brinquedos, etc.
Entretanto,
muito se perde no quesito educação nessas crianças. A notória falta de leitura
é reconhecida facilmente em sala de aula. Pensando nisso, mais e mais escolas
estão a procura de uma forma de mudar essa realidade.
O
Projeto Autor Presente, criado em 1972, caracteriza-se por promover a leitura e
a literatura a partir de encontros entre escritores e público. Em 2014, nesse
projeto, a escola Ignácio Plangg recebeu o escritor Henrique Schneider e desde
então, com o apoio da SEDUC, tem sido convidada para eventos que promovem o
incentivo à leitura.
Dando
continuidade a essa jornada encorajamento de leitura, a escola recebeu um
convite em agosto de 2015 para o evento "Tudo é ler",em
que participara com grande alegria. Em seguida, neste mês de outubro, no dia 16
houve o Animextreme, um evento multitemático que reúne atrações voltadas à área
do entretenimento, lazer e ligação entre animes, séries, filmes e sagas.
Na
sexta-feira, no palco principal do evento houve a "Odisseia de
Literatura Fantástica", que assim como todas as
estandes temáticas, despertaram mais curiosidade para a formação dos jovens
leitores.
Esse envolvimento
no Animextreme foi de grande valia para os jovens, já que a consolidação dos
conhecimentos inclui esse esforço do educador de aproximá-los da leitura
constante, de diferentes meios, mas especialmente de gêneros que agradem os
educandos. O gosto pela literatura surge de momentos como esse, em que o
encanto do filme, série, anime ou seriado preferido do aluno é visto pela
leitura dessas histórias em livros, gibis, almanaques ou mangás. Fazer o aluno
compreender a existência da leitura como um entretenimento é o primeiro passo
para promover um futuro leitor literário.
Essa compreensão é
extremamente necessária para que a escola e os educadores tenham essa visão,
entendendo o que é envolvente para o aluno, e a partir disso fazê-lo descobrir
o que pode ser atraente na leitura. Esse é uma das maneiras eficazes de trazer
as crianças da nova geração interessar-se pela literatura e pelo ensino
escolar.
0 comentários:
Postar um comentário