sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Animextreme

 
As intervenções tecnológicas, invenções da mídia e o aumento de consumo têm modificado substancialmente as faces do mundo. Infelizmente, a maior vítima a sofrer esses impactos são as crianças. Elas têm vivido em um universo intertextual onde textos midiáticos, principalmente televisivos, com personagens de desenhos animados, astros do cinema e cantores pop,são também ícones de materiais escolares, roupas, acessórios, brinquedos, etc.

Entretanto, muito se perde no quesito educação nessas crianças. A notória falta de leitura é reconhecida facilmente em sala de aula. Pensando nisso, mais e mais escolas estão a procura de uma forma de mudar essa realidade.

O Projeto Autor Presente, criado em 1972, caracteriza-se por promover a leitura e a literatura a partir de encontros entre escritores e público. Em 2014, nesse projeto, a escola Ignácio Plangg recebeu o escritor Henrique Schneider e desde então, com o apoio da SEDUC, tem sido convidada para eventos que promovem o incentivo à leitura.

Dando continuidade a essa jornada encorajamento de leitura, a escola recebeu um convite em agosto de 2015 para o evento "Tudo é ler",em que participara com grande alegria. Em seguida, neste mês de outubro, no dia 16 houve o Animextreme, um evento multitemático que reúne atrações voltadas à área do entretenimento, lazer e ligação entre animes, séries, filmes e sagas.

Na sexta-feira, no palco principal do evento houve a "Odisseia de Literatura Fantástica", que assim como todas as estandes temáticas, despertaram mais curiosidade para a formação dos jovens leitores.

Esse envolvimento no Animextreme foi de grande valia para os jovens, já que a consolidação dos conhecimentos inclui esse esforço do educador de aproximá-los da leitura constante, de diferentes meios, mas especialmente de gêneros que agradem os educandos. O gosto pela literatura surge de momentos como esse, em que o encanto do filme, série, anime ou seriado preferido do aluno é visto pela leitura dessas histórias em livros, gibis, almanaques ou mangás. Fazer o aluno compreender a existência da leitura como um entretenimento é o primeiro passo para promover um futuro leitor literário.

Essa compreensão é extremamente necessária para que a escola e os educadores tenham essa visão, entendendo o que é envolvente para o aluno, e a partir disso fazê-lo descobrir o que pode ser atraente na leitura. Esse é uma das maneiras eficazes de trazer as crianças da nova geração interessar-se pela literatura e pelo ensino escolar.
Os alunos do Plangg se empolgaram, animados, participaram do evento com grande curiosidade. Visitaram todas as estandes e muitos se envolveram com atividades de suas temáticas preferidas. O resultado do engajamento da escola em promover momentos como esse aos educandos pode ser conferido nas fotos! 










0 comentários:

Postar um comentário