Uma nova maneira de ver o mundo, o computador e a internet vieram causar uma mudança na maneira de pensar, comunicar-se e de adquirir informação. E de que maneira isso impacta nossas escolas? Poderíamos ver essa revolução de modo negativo, uma geração de seres humanos quase não pensantes, buscando respostas fáceis e prontas a partir do mestre Google. Ou, então, a resposta positiva para isso seria o letramento digital. E assim é baseado o Edital do Pibid Letras Unisinos, no intuito de compreender essa nova geração de alunos e ensiná-los a usar de forma correta a internet.
Com isso, nós do grupo Pibid Plangg, buscamos trazer o letramento digital para dentro da escola. As tentativas e ideias foram muitas. Mas como obter informações (seguras) da internet, envolver os alunos na pesquisa e não nas redes sociais e ainda sim não incentivar a busca do conhecimento pronto, rápido e sem aprendizagem? Queríamos mais, queríamos incentivar e disseminar a curiosidade pelo assunto, fazê-los pesquisar, procurar, aprender a escrever com seu próprio conhecimento tudo o que compreendeu do que foi visto. Isso é letramento digital, mais que o conhecimento técnico, pronto e decorado. Ele inclui habilidades para construir sentido lendo textos que mesclam palavras, imagens e elementos sonoros numa mesma superfície. Letramento digital inclui a capacidade para localizar, filtrar e avaliar criticamente informações. E era isso que buscávamos.
Encontramos em nossa busca, a sugestão da querida professora Maria Helena Albé. A ideia era criar um dicionário, envolvendo docência compartilhada e letramento digital. Então, finalmente surgiu o Dicionário de Ciências.
O projeto teve a colaboração da professora de ciências, Márcia Neves e o professor de português, Vladimir. Durante dois meses os alunos do oitavo ano (8b) pesquisaram palavras sobre o sistema do corpo humano nos livros didáticos, selecionaram as que não conheciam e procuraram seu sentindo, origem e outras áreas na semântica do verbete.
Hoje, os alunos Lucas e Paola apresentaram o dicionário para todas as turmas e assim lançamos o resultado do projeto para a escola.
O projeto terá continuidade, porque o letramento digital possibilita a formação integral dos cidadãos, com total acesso ao mundo da informação, em todos seus meios, capazes de exercer seus direitos e deveres e saber usá-los corretamente.
0 comentários:
Postar um comentário