sexta-feira, 4 de março de 2016

Recepção do Pibid

 Hoje, 4 de Março, fizemos nossa recepção de boas-vindas aos alunos da manhã e da tarde. As atividades propostas pela bolsista Mara fizeram sucesso entre os jovens.

A alegria de uma brincadeira tradicional encantou os alunos, o famoso ''peixe e o pescador'' que consiste em formar um círculo em que um participante sem dupla tenta roubar o colega que está na frente do pescador.

Outro momento marcante foi a dinâmica também proposta aos professores, da bola e os lençóis, em que forma-se dois grupos para jogar a bola de um lençol para outro. Para receber bem a bola, precisamos da  cooperação de quem a joga e vise-versa. Nessa lógica, a vivência com colegas e professores também acontece desta forma: precisamos mandar bem ''a bola'' para recebermos a reação bem também.

A terceira brincadeira consiste em descobrir o nome do colega que está do outro lado do lençol. A ideia principal é o reflexo rápido e a amizade que gera vínculos entre alunos. Saber o nome é o primeiro passo para fazer amigos.

A última e não menos divertida atividade foi o ''amigo literário'' em que os alunos associavam (física ou psicologicamente) seu amigo/colega a algum personagem fictício de filme, livro ou série... A criatividade tomou conta dessa volta às aulas.

Esses momentos de descontração tem a grande importância de integrar a turma, fazê-la mais unida e trabalhar a inclusão de alunos novos. Nem sempre o primeiro contato depois das férias é motivador, porém o Pibid promoveu atividades para animar os educandos a retornar com energia total!


















0 comentários:

Postar um comentário