sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

A Cartomante (Machado de Assis)

       Nesta sexta-feira, 22/12/2017, com o intuito de promover o interesse pela leitura de Machado de Assis, os pibidianos realizaram atividades com os 2ºs anos do Ensino Médio, alusivas ao conto "A Cartomante". Na semana anterior, ao planejar a atividade, o grupo discutiu sobre o desafio de trabalhar, na educação básica, a leitura desse cânone da literatura brasileira que, durante sua trajetória, nos agraciou com obras tão ricas, quanto complexas. 
     Justamente, considerando essa complexidade, surgiu a dúvida de como motivar os alunos desse nível de ensino para, além de realizar a leitura da obra do autor e conseguir compreendê-la em sua totalidade, conseguir interpretar algumas minúcias e marcas linguísticas do texto, situados em relação ao tempo em que se passa a narrativa, os cenários e os personagens. A partir disso, surgiu a ideia de trazer uma "cartomante" até eles, para realizar a motivação para leitura, mas também para ambientá-los sobre alguns aspectos fundamentais para compreender a narrativa, como a curiosidade em saber questões do futuro, o medo das incertezas e o mistério das relações humanas. 
     A pibidiana Letícia, desempenhando o papel de cartomante, fez o "atendimento" aos alunos, interpretando as cartas sorteadas por eles e dando aconselhamentos. Em seguida, foram conduzidas discussões sobre como eles se sentiram, se acreditavam ou não, por exemplo, em previsões. Por fim, o conto "A cartomante" foi lido coletivamente, com pausas para discussões de pontos importantes do texto. 
       A atividade foi um sucesso: os alunos participaram com empolgação, tanto nas consultas, quanto na leitura e discussão do texto. As discussões e exploração do texto continuarão nas próximas aulas, mas a repercussão das atividades desse primeiro dia já foi muito grande, chegando a haver visitas" de alunos de outras turmas, curiosos para "se consultar", para entender como estava ocorrendo a atividade e para saber o desfecho do conto. Por isso, a atividade foi considerada pelo grupo PIBID como extremamente satisfatória, concluindo que o objetivo principal, que era despertar interesse na leitura de Machado de Assis, foi atingida. 







0 comentários:

Postar um comentário