O projeto explorando o Sul já iniciou algumas de suas atividades com ajuda de professores do colégio.
A professora Ana Sofia já solicitou a pesquisa sobre a colonização para os alunos.
O professor Janes iniciará a abordagem com os alunos com os tema dos vultos farroupinha e Guerra dos Farrapos.
A professora Graziela falou sobre maçonaria e solicitou um trabalho. Não terá próxima atividade.
Já o professor Vladimir iniciou com as caraterísticas do realismo. Os alunos precisaram montar um painel com características do realismo, e leram na biblioteca contos de Machado de Assis, como o Alienista. Depois disso, foram realizadas outras atividades com os alunos. Nas próximas aulas de literatura serão apresentadas cenas da minissérie "A casa das sete mulheres". Também haverá a leitura do corpo santo, para que os alunos encenem.
A professora Iara iniciará o trabalho com a proposta do projeto na próxima semana.
Em breve mais novidades!
skip to main |
skip to sidebar
"Apenas quando somos instruídos pela realidade é que podemos mudá-la." Bertolt Brecht
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Novidades
Já foi planejado o segundo concurso literário oferecido pelo grupo PIBID. O concurso incentivará a produção textual dos alunos, sendo que eles deverão escrever contos. Novidades em breve!
*
A primeira etapa do projeto Radionovela já foi aplicada com os alunos do segundo ano do Ensino Médio. Apesar de alguns problemas técnicos, como a falta de som na apresentação de uma cena de uma Rádiovela, a aula foi bem realizada. Os alunos mostraram entender as características do gênero Rádionovela, bem como a sua origem. A próxima etapa será a escrita de um texto narrativo, para que os alunos possam entrar em contato com essa estrutura de texto. Assim, poderão depois escrever narrativas de capítulos dos livros.
*
A oficina de dificuldades está em andamento. Apesar da pouca procura, pretendemos oferecer para os alunos ainda as oficinas de coerêcia e coesão e sobre concordância nominal e verbal.
*
A primeira etapa do projeto Radionovela já foi aplicada com os alunos do segundo ano do Ensino Médio. Apesar de alguns problemas técnicos, como a falta de som na apresentação de uma cena de uma Rádiovela, a aula foi bem realizada. Os alunos mostraram entender as características do gênero Rádionovela, bem como a sua origem. A próxima etapa será a escrita de um texto narrativo, para que os alunos possam entrar em contato com essa estrutura de texto. Assim, poderão depois escrever narrativas de capítulos dos livros.
*
A oficina de dificuldades está em andamento. Apesar da pouca procura, pretendemos oferecer para os alunos ainda as oficinas de coerêcia e coesão e sobre concordância nominal e verbal.
Concuso literário em andamento
O concurso literário já está na reta final. Já foram entregues os poemas classificados de cada escola para a professora Célia Doris Becker. Esses mesmos poemas serão entregues à professora Marta, ambas lecionam na Unisinos. As professoras irão fazer a seleção dos melhores poemas que receberão, em uma data ainda não agendada, o prêmio de duas entradas de cinema (um para cada vencedor(a) e seu(a) acompanhante). O evento da premiação será realizado na Unisinos.
Curta Plangg- O colégio com cara de cinema
Hoje foi realizada a abertura do projeto "Curta Plangg" com as turmas do Ensino Médio do Colégio Plangg. Nesse projeto, os alunos deverão adaptar contos lidos para Curtas. Algumas turmas já iniciaram a montagem e gravação dos contos, outras estão em andamento com o trabalho.
Nesta abertura oficial do "Curta Plagg", o grupo PIBID elucidou aos alunos de todas as turmas do Ensino Médio, a proposta do projeto, bem como as características do "conto" e da "curta metragem". Após isso, foi lido uma parte do conto "A peste da Janice", que já foi adaptado para curta metragem, sendo esta adaptação vencedora de vários premios em festivais.
O conto de 15 minutos impressionou muito os alunos. Todos ficaram comprenetados assistindo, alguns pareciam estar chocados com algumas cenas, outros acharam algumas partes engraçadas. No final, podemos ver que todas as turmas tiveram uma ótima aceitação a essa proposta, e estarão bem engajadas para a realização dos curtas.
Nesta abertura oficial do "Curta Plagg", o grupo PIBID elucidou aos alunos de todas as turmas do Ensino Médio, a proposta do projeto, bem como as características do "conto" e da "curta metragem". Após isso, foi lido uma parte do conto "A peste da Janice", que já foi adaptado para curta metragem, sendo esta adaptação vencedora de vários premios em festivais.
O conto de 15 minutos impressionou muito os alunos. Todos ficaram comprenetados assistindo, alguns pareciam estar chocados com algumas cenas, outros acharam algumas partes engraçadas. No final, podemos ver que todas as turmas tiveram uma ótima aceitação a essa proposta, e estarão bem engajadas para a realização dos curtas.
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
Projetos- segundo semestre
Neste semestre os alunos do Colégio Ignácio Plangg irão se envolver em vários projetos organizados pelo grupo PIBID. O projeto "Contação," que estava em andamento há mais de um mês, foi repaginado, agora, ao invés de ser apresentado por apenas uma bolsista, três alunas da UNISINOS dividirão as tarefas e mesclarão leitura com comentários em meio ao trabalho, o que promoverá maior dinamismo e interatividade do aluno com os contos de Poe. O projeto "Twitter", idealizado no semestre anterior, não ocorrerá mais, em virtude da sala de informática da escola estar fechada até o fim do ano letivo.
Os projetos aplicados neste semestre serão:
- Expressões idiomáticas
- Radionovela
- Erico, o tempo e o vento a passar.
- Poesia/Primavera
- Contos de fada
- Gêneros do dia a dia
- Explorando o sul
- Oficina de dificuldades na escrita
Os projetos aplicados neste semestre serão:
- Expressões idiomáticas
- Radionovela
- Erico, o tempo e o vento a passar.
- Poesia/Primavera
- Contos de fada
- Gêneros do dia a dia
- Explorando o sul
- Oficina de dificuldades na escrita
Oficinas do aprendizado
O grupo PIBID iniciou ontem a aplicação de oficinas no Colégio Ignácio Plangg a fim de auxiliar os alunos a escrever textos melhores, para que diminuam suas dificuldades em ortografia, acentuação, pontuação, concordância, termos repetidos, e coesão. A partir de erros encontrados em textos argumentativos produzidos por alunos do Ensino Médio surgiu a ideia de aplicar tais oficinas. Para cada um desses itens do estudo da Língua Portuguesa foram organizados módulos.
Ontem, foi iniciada a oficina de acentuação e hoje a de ortografia, nas quais os alunos poderiam participar no contraturno. Entretanto, houve pouca procura para essa proposta. Assim, foi necessária a participação de alunos da oitava série Ensino Fundamental, que estudam à tarde. Para incentivar os alunos a participar das oficinas, o grupo PIBID sugeriu que os professores, em caráter de incentivo, atribuam pequena pontuação àqueles que frequentarem as oficinas, o que pode caracterizar, de certa forma, a nota como elemento mercantil, uma moeda de troca, o que não é o mais adequado, realidade que leva o grupo a estudar melhor essa possibilidade.
Paralisação!
Hoje ocorreu, no Colégio Ignácio Christiano Plangg, a paralisação das aulas a partir das 10 horas para a reivindicação de melhores salários para os professores da rede pública do Estado, evento simultâneo em vários estabelecimentos de ensino. Com uma palestra realizada pelos professores do colégio, os alunos puderam entender um pouco sobre as questões relativas ao Piso Nacional. É importante que a comunidade entenda e esteja junto aos professores nessa caminhada.