terça-feira, 9 de outubro de 2012

Literatura Além da Morte II


Hoje, dia 09 de outubro, foi dada sequência ao Projeto Literatura Além da Morte. Os alunos da turma 201 assistiram ao documentário “Os crimes da Rua do Arvoredo” e, posteriormente, foi feito, com o auxílio do professor de Literatura, um paralelo entre o documentário e o livro “Canibais” de Davi Coimbra. Além disso, os alunos assistiram a um vídeo sobre a cidade de Porto Alegre – cidade onde ocorreram os crimes relatados no documentário e no livro – e puderam conhecer um pouco mais sobre a capital dos gaúchos. Aspectos históricos e sociais da cidade foram explorados e comparados aos da época em que se passaram os crimes da Rua do Arvoredo – década de 1860. Como atividade final da manhã, os alunos participaram de um jogo onde puderam aprimorar seu poder de argumentação. 

Literatura Além da Morte II


No dia 18 de setembro, foi dado início ao Projeto Literatura Além da Morte. A turma parceira na realização do Projeto é a 201 - segundo ano do Ensino Médio. Na primeira aula foram dadas as explicações gerais sobre o trabalho que será desenvolvido. O Literatura Além da Morte terá como tema norteador a "morte", mas serão trabalhados, a partir desse tema, diversos conteúdos em diferentes disciplinas, uma vez que o Projeto é interdisciplinar. As disciplinas envolvidas são Português, Literatura, Sociologia, História, Filosofia, Ensino Religioso e Artes. O Projeto abordará temas como gêneros textuais, positivismo, sociopatia, indigência, aspectos históricos e sociais do Estado, além de trabalhar com conhecidos autores gaúchos como Érico Veríssimo, Mário Quintana e Teixeirinha. Na aula inaugural - disciplina de Português - os alunos tiveram contato com o gênero textual notícia. As bolsistas construíram, juntamente com a turma, uma noção do gênero a ser trabalhado em sala de aula e, em seguida, os alunos, em grupos, realizaram uma atividade de leitura e interpretação a partir de notícias jornalísticas que tratavam dos temas "Crime" e "Corrupção".






sexta-feira, 5 de outubro de 2012

42º Aniversário do Colégio Plangg

Foi comemorado hoje o 42º aniversário do colégio Plangg, o evento teve como tema Gentileza gera Gentileza, em homenagem ao Profeta José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza.
Esteve presente a Orquestra da Brigada Militar de Novo Hamburgo, prestigiando os alunos com suas músicas. Houve também a homenagem e despedida da então diretora da Escola Marta Liedtke Borges, que agora foI substituída pela vice diretora do turno da tarde, Magda Schaeffer. Dentre as apresentações de danças e homenagens, o grupo Pibid  lançou o livro Imagem e Palavra com direito a sessão de autógrafos dos alunos selecionados. A obra é o desfecho do projeto que iniciou em abril/2012 e contou com a participação de diversas disciplinas em torno da temática social a partir de imagens do fotógrafo Sebastião Salgado, foram impressos dois exemplares; um deles foi incluso no acervo da biblioteca o outro fará parte do material do Pibid.







Auxílio de Metodologia Científica

No dia cinco de Outubro, auxiliamos os alunos na disciplina de Seminário na metodologia do projeto Politécnico.
Os alunos demonstraram ter dificuldades especialmente nos aspectos de pesquisa de campo e hipótese, tendo em vista que a maioria nunca havia tido contato com essa atividade. No entanto, alguns grupos têm obtido êxito no processo de elaboração do trabalho. 
Entregamos um certificado a cada grupo presente confirmando o acompanhamento metodológico, conforme uma combinação prévia com a comissão organizadora do projeto. 


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Oficina de metodologia científica



Na quinta-feira, dia 27/09/12, foi ministrado uma oficina sobre normas científicas com o intuito de que os alunos tomem consciência sobre as possíveis formas de elaborar um trabalho bem estruturado e, consequentemente, sob a égide das normas da ABNT. A oficina auxilia os estudantes quanto a questões de elementos metodológicos científicos e oferece instrumentos a partir dos quais poderão adquirir as propriedades necessárias para um esclarecimento, mesmo que abrangente, sobre a estruturação do trabalho científico e, de certa forma, demarcação de suas partes, tendo em vista que o material apresentado aos discentes e foi fragmentado. Apresentando, desta maneira, uma visão do todo a partir dos segmentos que o compõem. Os alunos irão por em prática os conhecimentos construídos em um trabalho do Politécnico sobre a sustentabilidade que deverá ser entregue segundo as normas explicitadas na apresentação. Foram montados grupos de auxílio a alunos (pequenos grupos) que possuam, ou, até mesmo, venham a possuir dúvidas e necessitem de uma monitoria em particular.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

PVSINOS: Multifeira


Hoje, dia 14 de setembro, os alunos do Plangg foram ao colégio PVSINOS, em São Leopoldo. Passeio esse que teve como intuito a visita e a apreciação da multifeira do colégio. Logo na chegada ao destino, os alunos foram calorosamente recepcionados pelo diretor da instituição, prof. João Alberto Steffen Munsberg, que após uma palestra, na qual ressaltou as necessidades do mercado de trabalho, a importância de um curso técnico nos dias atuais, a mudança do ambiente escolar, e de como os alunos devem preparar-se para as dificuldades que os esperam do lado de fora dos muros do colégio, encaminhou-os às dependências internas da Instituição onde encontravam-se os trabalhos dos alunos, que dispunham de muita disposição para explicá-los a cada pessoa que apresentava-se frente ao seu estande, cartaz, ou banner. Todos os trabalhos discorriam sobre a cidade de São Leopoldo, propondo uma análise peculiar dos alunos frente às particularidades do Município.









Projeto interdisciplinar : Lendo a matemática


Tendo como objetivo algo inusitado no âmbito escolar procuramos, por intermédio do diálogo entre diferentes áreas, a conciliação de disciplinas distintas, paradoxais até. Da comunhão entre Língua Portuguesa e Matemática, foi concebido o projeto Lendo a Matemática, fruto da perseguição do grupo ao norte da interdisciplinaridade. A partir da trajetória de Beremiz, o homem que calculava, personagem da obra de Malba Tahan, a proposta faz a estruturação do conto junto aos alunos de duas turmas de terceiro ano e, a partir daí, a professora de Matemática "decifra" as fórmulas que, literariamente permeiam os meandros do texto. Ao final do projeto, a ideia é que os discentes estejam aptos para a escrita de uma história amparada nas características da trama original e alicerçada nas idiossincrasias do conto. O primeiro passo dessa estrada de mil léguas é a produção de micro-contos, textos que contemplam as características do gênero em até duzentas letras. Pretende-se, com essa iniciativa, mostrar que por mais distantes que sejam, as letras e os números podem ser aproximados pela teia do discurso. Dessa forma, assim como Édipo, deciframos o enigma da Esfinge "decifra-me ou te devoro"; o resultado disso, será um possível incremento na leitura e na escrita, pelo menos um outro olhar sobre.