sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Entrevistas realizadas

   
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Edital nº 018/2010/CAPES

Colégio Estadual Engenheiro Ignácio Christiano Plangg
Canudos – Novo Hamburgo
Supervisor: Vladimir Fernando Schnee Krueger

Entrevistada: Bibliotecária
  1.      Dados de identificação:
Elisabeth.

2.      Qual a sua formação?
Graduada em História 2009/2 – Feevale.

3.      Qual a função exercida na escola?
Bibliotecária.

4.      Você ocupa atualmente o cargo para o qual obteve aprovação no concurso?
Não, no concurso fui aprovada para o cargo de monitora, mas fui deslocada para a biblioteca.

5.      Há quanto tempo trabalha na escola?
Há quatro anos.

6.      Você sente falta de formação específica para o cargo que exerce?
Seria ótimo possuir uma formação específica. Sem  formação adequada, às vezes é preciso “contornar a situação."

7.      Você já trabalhou em outra escola antes do Plangg?
Sim, durante quinze anos como merendeira.

8.      Na sua opinião, os funcionários de escola são valorizados suficientemente?
Não.

9.      A biblioteca oferece uma variedade de obras aos alunos?
Deveria haver mais variedade, muitos alunos procuram obras que não possuímos na biblioteca.

10.  Os alunos podem retirar os livros da biblioteca por quantos dias? Há multa e/ou dificuldades para a devolução?
Há certa dificuldade com alguns alunos para a devolução, mas a maioria devolve na data certa. Eles podem retirar livros por uma semana, se for muito extenso ainda há a opção de renovar. Em caso de atraso, há uma multa de R$ 0,50 por dia.

11.  Na sua visão, os alunos da escola são leitores?
Acredito que não, pois o número de alunos na escola é muito superior comparado à procura de livros.

12.  Você pretende trabalhar na sua área de formação?
Não pretendo, por problemas de saúde.

Entrevistado: Bibliotecário

1. Dados de identificação: Arlindo Martins Marques

2. Formação
Graduado em Estudos Sociais e Licenciatura plena em Geografia (UNISINOS e UNIJUÍ)

3. Tempo de trabalho:
Trinta e cinco anos e meio.

4. Funções exercidas atualmente:
Atendimento ao aluno, arquivo e registro de livros, auxílio aos alunos prar arealizar os trabalhos.

5. Como você percebe o trabalho dos docentes?
Os professores são limitados, as condições de trabalho, alunos com lacunas e deficiências. É díficil avançar para aulas de qualidade, o maior empecilho é a disciplina e o querer saber.

6. Qual a função da escola hoje?
Preparar mão-de-obra barata ao mercado de empregabilidade e poder aquisitivo a satisfazer o mercado de vendas e compras. As aulas se resumem a cumprir tarefas, a fazer peão barato. Está a serviço do modelo político e econômico e, ainda, ideológico da sociedade em que vivemos, sociedade de consumo.
O professor se acomoda e, ao mesmo tempo, sofre e é obrigado, para se manter, entrar no jogo. A aula se produz, é um lugar de se produzir conhecimento, mas para isso é fundamental a liberdade e a reponsabilidade pelo saber.

7. O discurso acadêmico está muito distante da prática em sala de aula?
Sim, o discurso acadêmico, o "científico" acadêmico anda longe da prática. Enquanto se estuda não há tempo para aprender saber. O acadêmico vira tarefeiro, não se prioriza a produção do saber, as informações não se efetuam em conhecimento, o acadêmico é consumidor, freguês, ...

8. Até que ponto a direção pode determinar o sucesso/ fracasso da escola?
A maior parte das direções de escola são por interesses pessoais, fugir da sala de aula ou cargo político partidário, manter um sistema ideológico, alimentar a sociedade de consumo com mão-de-obra de dóceis trabalhadores consumidores. Os diretores de escola apavorados, envolvidos na disciplina, comportamento. Não têm procupação com o verdadeiro cidadão, o conhecimento, a produção do conhecimento e ainda atrapalham o professor que está disposto a fazer.

9. Como você vê as questões políticas nas escolas estaduais?
As escolas estaduais vivenciam uma calmaria política, estamos produzindo analfabetos políticos. O ser político é ser comprometido como cidadão e as escolas estão alheias na produção de cidadãos. Os ídolos atuais estão na TV, que é um deus, é tudo, a escola é um lugar de forjar indivíduo para empregabilidade.

10. Pelo fato de ser professor em desvio de função, você acha que há diferença no relacionamento com os demais professores?
Apesar de vivenciar a sala de aula em torno de vinte anos, tenho saudade. O relacionamento com professores acho que não mudou, é bom.

11. Como é a sua relação com os alunos?
Me sinto bem relacionado com eles, me dizem que sou parceiro, amigão, ...

12. Você, após vários anos de docência, sente uma diferença nas questões salariais e valorização pessoal?
O meu salário não mudou, é o mesmo e quanto a valorização pessoal digo que estou no lugar que escolhi. Não sou diretor para não entrar nesse jogo. 

Entrevistada: Merendeira
1. Dados de identificação:
Edi
2.      Como é organizado o cardápio semanal?
Na sexta-feira, as merendeiras se reunem para decidir o cardápio da semana seguinte.

3.      Quem é responsável pela organização do cardápio?
A CRE manda sugestões e as merendeiras montam o cardápio a partir dessa orientação, fazendo com que não haja repetições durante a semana.
3.      Há um acompanhamento de um nutricionista?
Não efetivamente, mas todas as sugestões enviadas pela CRE possuem um acompanhamento.

4.      Em média, quantos alunos consomem diariamente a merenda escolar? O que é
feito com as sobras da merenda?
Em média, quatrocentos e cinquenta alunos consomem por dia na escola, dependendo da merenda. As sobras, geralmente, são congeladas.

5.      Na sua opinião, o trabalho na escola é valorizado adequadamente?
Por parte dos alunos, sim.

Entrevistado: Monitor do Pátio
1.      Dados de identificação:
Henrique.

2.      Qual o cargo e funções que exerce? Há quanto tempo?
Cargo de monitor, inspetor escolar. Possuo a função de monitorar os alunos e trabalho há dez meses na escola.

3.      Qual a sua formação?
Curso superior incompleto, cursando História (licenciatura) – Feevale.

4.      Quais as dificuldades encontradas no dia-a-dia de trabalho?
Dificuldades com relação ao mau comportamento, educação ou deboche por parte dos alunos, decorrente do meio social em que vivem.

5.      Os alunos o respeitam?
Nem todos, é muito relativo.

6.      Na sua opinião, o trabalho na escola é valorizado adequadamente?
Nem tanto, principalmente pelos alunos. Às vezes, o trabalho é mais reconhecido pelos próprios funcionários.

7. Existe diferença no comportamento dos alunos se formos comparar o período da tarde com o da noite?
Sim, pela manhã os alunos são mais calmos e à tarde mais agitados (também pelo fato de ser Ensino Fundamental). Durante a noite os alunos parecem mais maduros.

8. Como é a sua relação com os demais funcionários da escola?
Bom, normalmente é um convívio tranquilo. É como uma família, algumas vezes temos que saber ceder também.

9.  Como você vê a importância da atuação do monitor nas escolas públicas? Como
essa profissão auxilia os professores?
Muito importante, é fundamental para coordenar e assistencializar a escola e os professores, um monitor impõe respeito.

Entrevistado: Monitora do Patio
       
1. Dados de identificação:
Mônica, 42 anos.

2. Qual a sua formação?
Ensino fundamental completo.

      3. Quanto tempo trabalha na escola?
6 anos.

      4. Qual é o seu cargo? Que funções você exerce?
O cargo é de merendeira. Pela manhã exerço a função de monitora de pátio e a noite de merendeira.

     5. Quais as dificuldades de trabalho?
Tenho que ter jogo de cintura e flexibilidade.

     6. Qual a sua relação com os alunos?
A relação é boa, procuro ser amiga deles, porém faço uso da autoridade quando é necessário.

      7.Qual a sua relação com os professores?
Muito boa.

       8. Qual a importância do seu trabalho para a escola?
A importância é de manter a organização.

       9. Você sente falte de uma formação específica?
Sinceramente, não.

       10. Recebestes algum curso de apoio?
 Não.

11. Você acha que o seu trabalho é valorizado?
 Pelas pessoas da escola sim, financeiramente não.

Entrevistado: Equipe de Limpeza 
      1. Dados de identificação:
Neusa. Maria.

       2. Qual a sua formação?
 Ensino superior em andamento (Neusa). Ensino Fundamental completo (Maria).

      3. Quanto tempo trabalha na escola?
3 anos (Neusa). 8 meses (Maria).

      4. Qual o nome do seu cargo?
Servente.

      5. Que funções você exerce? Quais as atribuições?
Limpeza geral da escola.

      6. Fizestes concurso para este cargo?
Não.

      7. Recebestes alguma orientação, por exemplo como lidar com produtos de limpeza, segurança do trabalho, etc., para exercer sua função?
 Sim, a CREA passa algumas orientações.

      8. Quais as dificuldades do trabalho?
O trabalho não possui dificuldades.

       9. Os alunos colaboram com a limpeza da escola?
 Sim, mas não muito.

      10. Os alunos fazem alguma atividade de limpeza?
Sim. Os alunos são responsáveis pela limpeza da sala de aula.

      11. Como é a sua relação com os alunos?
Tranqüila.

      12. Como é a sua relação com os professores?
Muito boa. Eles colaboram com a limpeza.

       13. Você acha que seu trabalho é valorizado?
 É pouco valorizado pela escola. Financeiramente também não é valorizado.

Entrevistado: Cantina

            1. Identificação:
Marilene.

            2. Quanto tempo possuem a cantina?
5 meses.

            3. Horário de funcionamento.
Horários de intervalo.

             4. Os lanches são bastante consumidos apesar de ter merenda da escola?
 É dividido.

            5. Qual é o lanche mais e menos vendido?
Os mais vendidos são folhados e pastéis. Os menos vendidos são os pastéis menores.

             6. Há restrições na venda de merenda?
Não pode ter muita gordura nem muito doce.

             7. Os lanches são preparados por quem?
Alguns são feitos pelos donos e outros são comprados por terceiros, mas são assados e fritos pelos donos.

             8. Há fiscalização? De quanto em quanto tempo?
Sim, da direção. Toda a semana.

Entrevistado: Professor de Física

            1. Identificação:
Maquenzi.

            2. Formação:
Física- licenciatura.

            3. Tempo de magistério:
4 anos e meio.

            4. Tempo de escola:
5 anos.

             5. Além do Plangg, tens experiências em outras escolas? Quais?
 Sim, Sapiranga, Estância Velha (Escolas públicas). Em São Leopoldo (particular)

            6. Quais as diferenças entre as escolas?
Privado paga mais e exige mais resultado do professor.

            7. Quais são as dificuldades encontradas no dia a dia?
O comportamento dos alunos e a falta de interesse.

             8. Que tipo de recurso você utiliza para deixar suas aulas mais atrativas?
             Laboratório, documentários e vídeos.

             9. Qual é a sua relação com os alunos?
 É uma relação boa.

             10. Atualmente sabemos que os alunos não são leitores. Isto interfere de alguma maneira as suas aulas? 
 Com certeza, pois eles não tem habilidade para interpretar os exercícios e por conseqüência não conseguem resolvê-los.

Entrevistado: Vice Direção

            1. Identificação:
Magda.

             2. Formação:
Faculdade de educação física.

             3. Tempo de magistério:
14 anos.

             4. Quanto tempo de escola:
10 anos.

             5. Quais as dificuldades encontradas no trabalho?
Nós temos a questão da violência entre as meninas principalmente na parte da tarde. O que provoca estas brigas é o bulling.

             6. Quais as suas funções?
Vice diretora no turno da manha e a tarde, apoio pedagógico.

            7. Qual é a sua relação com os alunos?
É uma relação tranqüila que envolve respeito e medo. 90% dos aluno possuem uma relação boa comigo.

             8. O que achas que deveria ser melhorado na escola?
A relação da família com a escola, pois os pais não participam como deveriam participar.

             9. Junto ao cargo de vice diretora, você também leciona?
Não, no momento não leciono.

            10. Pelo fato de haver 3 vice diretoras, como são realizadas as tarefas?
         Em cada turno trabalhamos da mesma forma. Quando precisamos decidir algumas questões todos participam.

Entrevista: SETOR FINANCEIRO

             1. Identificação:
 Serlane.

             2. Qual é a sua formação?
Graduada em administração- matemática.

             3. Há quanto tempo trabalhas na escola Plangg?
 4 anos.

             4. Qual o nome de seu cargo?
Assistente administrativo financeiro.

             5. Que funções você exerce e quais as suas atribuições?
 É tudo relacionado com o financeiro. Tesoureira do caixa escolar.

            6. Fizeste concurso para este cargo?
Pra este cargo não. Sou concursada para lecionar.

             7. Quais as dificudades do trabalho?
 Nenhuma.

             8. Como são feitas as compras da escola e como o dinheiro chega até a escola?
 É tudo repasse do governo federal e do governo estadual. Os recursos para a compra da merenda vêm do FNDE.

             9. Uma das coisas importantes da escola é a merenda. Qual o seu envolvimento com isso e quais os critérios que são levados em consideração na hora da compra?
A escola recebe uma sugestão de cardápio e a partir disto procuramos montar um cardápio com uma alimentação saudável, variada. 

           10. Quais as fontes de renda da escola (cantina, CPM)?
A cantina não é da escola, ela só aluga o espaço e recebemos dinheiro de repasses do governo federal e estadual.

            11. No caso de ocorrer um erro nas finanças da escola, quem é o responsável?
É a direção.

          12. Existe uma mensalidade facultativa? Qual o percentual de alunos que a pagam?
          Não possui mensalidade. Por ser uma escola publica, não pode cobrar mensalidade. O que a escola aceita é apenas as doações dos pais.

            13. Você acha que seu cargo é valorizado?
Sim. Exige muito conhecimento e há muito trabalho. 


Entrevista: Alunos

       1. Nome:
a)      Bruna
b)      André
c)      Flávio
d)      Paulo

       2. Idade:
a)      17 anos
b)      17 anos
c)      18 anos
d)      50 anos

      3. Ano/ série:
a)      3° ano
b)      3° ano
c)      1º ano
d)      1º ano

      4. O que acham da escola? De estudar aqui?
a)      Para uma escola pública é razoável, tem qualidade de ensino, uma boa estrutura.
b)      Há quadras para jogos e várias outras atividades que acontecem, na escola.
c)      Os professores e a estrutura são bons, mas a direção não é muito legal.
d)      Estrutura e professores muito bons, porém há muita indisciplina dos alunos.

      5. Qual é a sua relação com professores e colegas?
a)      Uma relação boa, de tolerância, apesar da turma ser desunida.
b)      Tenho uma boa relação com todos.
c)       Eu me relaiono bem com os professores e com os colegas.
d)       Boa.

      6. Qual é a importância que você dá aos estudos?
a)      É a base. Aprendemos a conviver em grupo, a respeitar as diferenças.
b)      Estudar é muito importante.
c)      É importante porque você tem mais chances no mercado de trabalho.
d)      Tudo é importante. Essa cadeia do conhecimento faz com que você aumente a sua interação em    todos os campos. Isso é cutura, é o conhecimento. A escola se propoe a isso formar um indivíduo.
      7. Pretende prestar vestibular? Para que?
a)      Agora não, mas futuramente pretendo fazer publicidade ou jornalismo.
b)      Não. Ainda não sei o que quero fazer.
c)      Não.
d)      Engenharia e economia.

      8. O que seus pais lhe falam em relação aos estudos?
a)      Eles me incentivam e me apóiam no que preciso.
b)      Acham muito importante ter que estudar.
c)      Falam que preciso de mais dedicação.
d)      Minha família sente-se encorajada pelo fato de eu ter voltado a estudar.

      9. Qual é a disciplina que mais gosta?
a)      Literatura
b)      Matemática
c)      Educação física
d)      Matemática e geografia
      10. Tens o hábito de ler?
a)      Gosto muito de ler. Freqüento assiduamente a biblioteca publica.
b)      Não tenho o hábito de ler livros, mas leio revistas e jornais.
c)      Não.
d)     Gosto e leio sempre.


2 comentários:

Projeto PIBID na escola disse...

As entrevistas foram realizadas com uma série de profissionais que fazem o dia-a-dia do Colégio. Nessa trajetória, as bolsistas do PIBID contracenaram com membros da direção, da secretaria, da biblioteca, enfim, foi realizado um contato com os atores deste cenário educacional. Como vocês percebem, a postagem está ainda tímida, mas ela irá estar a contento em breve. Aguardem!
Grupo PIBID PLangg

Projeto PIBID na escola disse...

ERRATA

No comentário anterior, dissemos que as entrevistas foram realizadas com profissionais do fazer educacional do Ignácio Plangg. Além destes, algumas vozes discentes foram registradas e a postagem está por vir.

Postar um comentário