sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Projeto de contos: Machado de Assis

Projeto realizado em parceria do grupo Pibid/ Unisinos e Colégio Ignácio Christiano Plangg.

Disciplina Literatura

2º ano de Ensino Médio

Turmas: 202, 203 e 204

Duração: sete semanas

Professor: Vladimir Fernando Schnee Krueger

Objetivos gerais:
- Trabalhar o gênero conto, com textos de Machado de Assis.

Objetivos específicos:
- Proporcionar aos alunos um conhecimento acerca de Machado de Assis, além de contextualizar o autor no século XIX;
- Construir, após a leitura uma compreensão da narrativa e também a possibilidade de dialogar esta com a atualidade;
- Trabalhar os elementos das narrativas;
- Propor a adaptação de um conto do autor para a encenação.

Metodologia:
O professor escolhe oito contos de Machado de Assis, as turmas irão ler as narrativas, trocar ideias para que um entendimento seja construído de forma eficaz. Cada turma escolherá um conto para que este seja adaptado para teatro. O professor passa o filme Dom e, após propoe um debate com o qual o psicologismo de Machado de Assis será explorado, além de outras carcterísticas do autor.
Após a gravação dos contos, o material será editado em um DVD e, em determinada data no mês de dezembro, será realizada uma cerimônia de apresentação dos trabalho para a escola, momento em que serão premiados os trabalhos de acordo com as seguintes categorias: melhor ator, melhor atriz, melhor cenário, melhor texto adaptado e melhor conjunto, item que congrega todos os trabalhos realizados pela turma, com seus aspectos teóricos, literários, de produção textual e cênicos.
Formam-se os grupos para iniciação dos trabalhos, cada turma será dividida em seis grupos, cada um responsável por uma tarefa específica:
- primeiro grupo: fica responsável pela contextualização do século XIX (principais acontecimentos, costumes, descobertas, ...);
- segundo grupo: encenação para gravação;
- terceiro grupo: vida, obra e características de Machado de Assis. Análise de um conto do autor;
- quarto grupo: confecção de cenário e iluminação;
- quinto grupo: análise dos elementos da narrativa presentes no conto de Machado de Assis. Apresentação de um conto contemporâneo e proposta dialógica entre as duas narrativas;
- sexto grupo: adaptação do conto escolhido pela turma para o gênero dramático.

Justificativa:
A partir da necessidade de trabalhar Machado de Assis no segundo ano do Ensino Médio, como norteia o plano de estudo do colégio, propor "um festival de cinema" proporciona ao aluno não apenas a leitura de determinados contos, mas também a interação dos discentes com a produção literária do autor. Escolher Machado de Assis para o desenvolvimento de ações cênicas se justifica pela forte presença da psicologia em suas obras.

Avaliação:
O presente trabalho terá um nota de zero a dez pontos e, desta forma, estarão sendo avaliados aspectos formativos, consideradas as atuações dos alunos do decorrer do processo, pontualidade, comprometimento de ações, organização, pesquisa e, por fim, criatividade.

0 comentários:

Postar um comentário