A Unisinos ofereceu, nos dias 23 e 24, duas palestras com Clécio Bunzen, doutorando em Linguistica Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem, intitulada "Formação Continuada: uma parceira entre Unisinos e os sistemas de ensino". No dia 23, o tema era "Didática dos gêneros no Brasil: tensões e desafios" e, no dia 24, "Gêneros como objeto de ensino: análise linguística e visual".
Clécio Bunzen falou da importância dos gêneros para um ensino de qualidade da língua. Os gêneros são criados a partir das necessidades humanas, do uso de todo ser humano. Para ele, a língua é muito mais facilmente ensinada e compreendida quando usa-se gêneros e não apenas a gramática. Com os gêneros é possível realizar uma análise linguística, diferente de trabalhar apenas a gramática do texto.
A leitura apresenta 5 etapas: decodificar, compreender, interpretar, contextualizar e criticar. O grande problemas dos alunos hoje é que eles estão acostumados a decodificar, mas não conseguem compreender, interpretar, contextualizar e criticar. Clécio Bunzer ainda comentou que a problemática do livro do MEC é que muitos decodificaram o livro, mas já passaram para crítica, sem compreender, interpretar e contextualizar antes.
As palestras de Clécio Bunzen, nos dois dias, foram muito interessantes e nos proporcionaram muito aprendizado. Ele mostrou muito conhecimento a respeito do assunto e respondeu as perguntas dos presentes de maneira bastande solícita.
0 comentários:
Postar um comentário