sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Apresentação do Documentário do PROJETO JACOBINA


     Hoje os alunos do segundo ano da turma 203, finalmente apresentaram o produto final de um grande projeto. O Projeto Jacobina. A proposta lançada foi gravar um vídeo pesquisa, em estilo de documentário.
     Os grupos abordaram diferentes temas depois de algumas aulas para pesquisa no laboratório de ciências. Mesmo assim, apenas três grupos conseguiram finalizar a ideia: o primeiro grupo de alunos relatou sobre a vida e personalidade de Jacobina Maurer e a região do Vale do Rio dos Sinos em que ela viveu, elaborando o contexto com um estilo humorístico na versão "Jornal Plangg". O segundo 
tratou sobre a ligação entre a história dela versus a violência contra a mulher, elaborando um documentário com entrevistas sobre o respeito às mulheres. O assunto deveria ter sido linkado com a 
 formação do Centro Jacobina, que é  resultado do movimento de mulheres de São Leopoldo que organizaram uma luta para constituição de políticas públicas contra a violência à mulher. Essa organização levou a criação do próprio Centro Jacobina (2006) e da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (2009). E por fim, o terceiro grupo que avaliou a  questão religiosa da época e os conflitos entre as ceitas, em forma jornalística, ao qual chamaram "Jornal Cultural".
      Essa experiência será fechada com a visita à Sapiranga, no dia 3 de dezembro, em que os alunos visualizarão os ambientes em que a história ocorreu e poderemos discutir aspectos da vida e morte de Jacobina no lugar em que ela realmente viveu.



0 comentários:

Postar um comentário