O projeto Jacobina partiu da
literatura com a leitura do livro Videiras de Cristal. A turma escolhida para
desenvolver a prospota foi um segundo ano de ensino médio. A prof Elisabeth deu
aulas de história que deram a obra lida um embaseamento histórico. Após isso,
elaboramos o jogo cooperativo com trechos do livro e recontamos em ordem
cronológica a narrativa de Assis Brasil. Posteriormente, envolvendo geografia,
português, literatura, artes e letramento digital construímos o trabalho dos
infográficos, que tratara dos seguintes temas: imigração alemã, desenvolvimento
da região do Vale dos Sinos, desconhecimento da história regional, fanatismo
religioso e a violência contra a mulher. Após a pesquisa desses assuntos a
proposta foi elaborar um vídeo pesquisae apresentar a escola.
Como fechamento desse grande projeto visitamos Sapiranga e seguimos os
Caminhos de Jacobina. Visitamos o Museu de Sapiranga, em que tivemos a
oportunidade de ouvir a historiadora relatar a vida de Jacobina e seu
surgimento. Fomos até o Cemitério do Amaral Ribeiro, em que observamos os
túmulos de quatro colonos alemães mortos no conflito com os Mucker, na década
de 1870. Depois seguimos para a estátua do General Genuíno Sampaio, erguida por
colonos da localidade do Ferrabraz próximo à residência onde teria morado
Jacobina Mentz Maurer. O local foi marcado pelas duas últimas batalhas entre
tropas do Exército e Mucker. O coronel Genuíno Sampaio (que acabou morto em
meio aos combates) liderava as tropas que lutaram contra o grupo de Jacobina.E
finalmente, a Cruz de Jacobina, onde ela
e alguns dos seus seguidores teriam buscado abrigo para fugir do confronto com
as tropas militares..
A depredação do patrimônio público foi
decepcionante durante a saída de campo. Os alunos observaram os monumentos
pichados, as placas quebradas e até mesmo as vias ( que são de difícil acesso). Com isso, percebemos o sentimento de
descaso, tanto da entidades governamentais, quanto das pessoas da cidade com os
pontos turísticos. Nós não sabemos valorizar o que é patrimônio da nossa
história e a escola tem esse papel social de ensinar a apreciar a nossa região
e cultura se preocupar com o real motivo do jovem depredar, a origem desse
vandalismo. Aproveitamos essa situação para reforçar a importancia de
cuidarmos do que nos deu origem e também é nosso. O grande desafio da escola,
das família e do ser humano é o de promover a mudança do sistema de valores que
atualmente determina as nossas vidas e
chegar-se a um sistema digno para a espécie humana e para a sustentabilidade
ecológica, não apenas ecologicamente para natureza, mas para nossa história.
Precisamos manter viva a nossa origem, saber de onde viemos, o que fizemos,
para descobrir quem somos.
Cabe a nós educadores estimular e promover
uma vivência mais cuidadosa com o que temos da nossa história. A Escola é um
lugar fundamental para construção e reflexão sobre o sentido do pertencimento,
quer dizer, ter uma identidade, partilhar de um modelo que reúna ética, moral,
afetividade, conhecimento e cultura.
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