sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Propostas de compreensão textual

O grupo iniciou uma parceria com o professor de História da escola, que procurou o professor supervisor e dividiu com ele suas angústias em relação às questões de leitura, compreensão e escrita. O primeiro trabalho que o Pibid concebeu, a fim de auxiliar o docente, foi em relação  ao texto de Heitor Vinícius Ferreira, acadêmico de História que  abordava a importância da disciplina de História no contexto escolar.
De fato, a preocupação é pertinente; os alunos de Ensino Fundamental têm imensas dificuldades em compreender as ideias de um texto e, por consequência disso, respondem às questões propostas de forma incoerente, incompleta, imprecisa e equivocada. O trabalho que o grupo realizou vale mais, neste momento, como diagnóstico da situação, pois é evidente que, para que os estudantes sejam melhor alfabetizados em relação ao processo de leitura e compreensão, o caminho é longo. Com a atividade, os bolsistas do Programa poderão pensar em estratégias que - a médio prazo - possam surtir efeito no que diz respeito às questões solicitadas pelo titular de História.


0 comentários:

Postar um comentário