UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID
RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO GRUPO PIBID / UNISINOS / PLANGG
Período: agosto e setembro / 2010
Professora coordenadora: Maria Helena Albé
Professor supervisor: Vladimir Fernando Schnee Krueger
Alunas bolsistas: Ana Paula Joner
Bruna de Mello
Cátia Fernanda Dallarosa
Joice Steffens
Paula Schmitt Halmenschlager
Novo Hamburgo, 05 de outubro de 2010
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES REALIZADAS
Após a reunião realizada entre bolsistas, professores supervisores e coordenadores envolvidos no projeto PIBID, as alunas foram recebidas no Colégio Engenheiro Ignácio Christiano Plangg e, de início, foram apresentadas às pessoas responsáveis por setores diversos, entre eles, direção, supervisão, secretaria, refeitório, limpeza, enfim, a escola, de modo geral, representada por seus diferentes profissionais teve conhecimento de que pessoas estavam iniciando um trabalho que estabeleceria uma parceria entre Capes, Unisinos e Ignácio Plangg.
As bolsistas conheceram as dependências da escola, sendo o trajeto iniciado pela sala dos professores e suas adjacências, as quais compreendem Supervisão Escolar, SOE, salas da Direção, Vice-Direção e Secretaria. Conduzidas ao pátio da instituição, as alunas vislumbraram as salas de aula e puderam ter a noção da organização destas, da divisão que têm pelos anos do Ensino Médio em sequência, ou seja, do primeiro ano, iniciado pela turma 101 ao terceiro ano, turma 302. Durante o reconhecimento de salas de aula e os devidos comentários realizados pelo professor supervisor, houve a apresentação da biblioteca, do refeitório, da cantina, da sala de multimeios, dos laboratórios de Informática, de Ciências e a sala de Artes. Como etapa final da apresentação das dependências do colégio, foram visitados o pátio e as quadras de futebol, futsal, vôlei, basquete e quadra de areia.
O cenário estava reconhecido; chegava o momento de conhecer um pouco dos atores da escola. Nessa etapa dos trabalhos as alunas, em conjunto com o professor supervisor, formularam entrevistas diversas, capazes de promover um retrato inicial do fazer escolar. Dessa maneira, a interação das bolsistas foi estabelecida com a direção, secretaria, representante da docência, funcionárias da limpeza, do refeitório, o profissional que monitora o pátio, vice-direção, setor financeiro, supervisão e orientação escolar, responsáveis pela biblioteca e alunos. A familiaridade com a instituição estava ainda mais afinada; as bolsistas do PIBID, que já reconheciam cenário e profissionais que fazem o processo educacional, partiam para um diagnóstico específico para a área de Língua Portuguesa e Literatura: uma investigação minuciosa de todo o acervo disponível para esta área do conhecimento, desde livros didáticos enviados pelo Governo Federal, até obras das literaturas brasileira e estrangeira, além de gramáticas e revistas do gênero. Ao termino do inventário literário, o acervo foi reorganizado. Manteve-se a ordem alfabética pelo sobrenome do autor e, como proposta alternativa, foi realizada uma divisão das obras em literatura brasileira e estrangeira. Dentro dessa divisão, as obras forma ordenadas como já era regra, ou seja, pela ordem alfabética do sobrenome dos autores.
Na última semana de setembro ficou marcada uma reunião para início de outubro, na qual serão estudados o texto teórico “Projeto político-pedagógico da escola : uma construção coletiva,” de Ilma Passos Alencastro Veiga e também o projeto político-pedagógico do Colégio Estadual Engenheiro Ignácio Christiano Plangg. Nesse mesmo encontro realizado para marcar a reunião de estudos, algumas questões relativas ao primeiro projeto a ser realizado com as bolsistas: atividades envolvendo alunos de segundo ano, na disciplina de Literatura, com aspectos de Machado de Assis.
1 comentários:
Olá, preciso do email do Professor Vladimir... Como consigo ?
Postar um comentário