sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Proposta de um projeto: Conversando com leitura

CONVERSANDO COM LEITURA


Objetivos gerais: ler e produzir textos em verso, apresentar aos alunos a heteronímia.

Objetivos específicos: proporcionar ao aluno um contato mais íntimo com o gênero lírico para que, desta forma, seja possível o desenvolvimento de uma sensibilização e, a partir disto, a aproximação com o universo da leitura.

Metodologia: a proposta inicial será que o aluno apresente-se, levando em conta aspectos de sua personalidade, de seus gostos, enfim, de sua maneira de ser, com a utilização de um poema que tenha algo em comum com a sua individualidade. O professor irá solicitar que o aluno organize uma carta sem destinatário específico e, no conteúdo desta seja escrito apenas o texto escolhido, identificada a autoria. O segundo passo é a apresentação do significado de heterônimos, momento em que, de acordo com a opção do professor, Fernando Pessoa poderá ser trabalhado. O exemplo do autor descrito anteriormente, será somente para ilustrar esse recurso literário.
Cumpridas as etapas de escolha de poema e conhecimento de heterônimos, o aluno criará um para si e assinará a sua carta, com um respectivo pseudônimo. O professor recolherá os poemas de apresentação de seus alunos e os entregará ao outro supervisor de Letras do PIBID, que distribuirá os textos entre seus alunos ou de outro professor, aleatoriamente. O aluno da turma destinatária irá ler vários poemas-apresentação e escolherá um com o qual irá manter correspondência. O aluno, após escolher o correspondente da outra escola, anotará o heterônimo de seu futuro amigo literário, devolverá a carta ao professor e, em seguida, irá se apresentar também com a utilização de um poema. A devolução da carta ao professor é para que os alunos possam alternar os destinatários.
Após a apresentação mútua, os alunos enviam outras cartas nas quais várias perguntas serão feitas, nos mais variados aspectos. Ao receber essa nova correspondência, o aluno deverá respondê-la, mas não de modo objetivo e sim através de versos e estrofes de outros poemas que venham ao encontro dos questionamentos.
(As próximas etapas do projeto serão organizadas a partir da repercussão inicial. Como atividades idealizadas, podemos citar a alternância entre turmas e escolas, a produção de ideias do próprio heterônimo, a criação de um blog comum entre as quatro escolas e, de acordo com a viabilidade, um encontro entre os participantes em determinada data para que os heterônimos possam ser desvendados.)

Duração: um mês (para o processo de apresentação e resposta).

Justificativa: O gosto pela leitura dar-se-á pelo contato do aluno com temas de seu interesse, a abordagem de sua própria personalidade com a utilização de arte literária, esse encontro consigo mesmo e a apresentação ao outro faz com que, indiretamente, o apreço pelas letras seja ativado. A partir daí, outros gêneros e outras formas de produção textual poderão ser trabalhados, pois foi criado um alicerce de afetividade no ato de ler.

Avaliação: o presente projeto é um ato de investigação. Como tal, acredita-se que atribuir uma avaliação numérica objetiva irá numa direção contrária ao que será investigado, que é, justamente, os caminhos a serem percorridos para que a leitura seja difundida entre os adolescentes. A nota colocaria a obrigação ao trabalho, o fazer pelo prêmio. Assim, a própria aceitação do projeto estará sendo observada, ou seja, o trabalho do professor diante de uma avaliação. Ao docente, cabe avaliar seus alunos nesse processo de estímulo-resposta de uma forma subjetiva, que leve em conta aspectos formativos.


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Feira do Livro de Porto Alegre






Tivemos, no dia 10 de novembro, a oportunidade de acompanhar as turmas do Ensino Fundamental à Feira do Livro de Porto Alegre. Juntamente com o professor Vladimir, ficamos responsáveis pelas turmas 61 e 71. Logo fomos alertadas da má fama da turma 61. Todos nos desejaram sorte e muita paciência.
Nossa saída estava marcada às 8:30 em frente ao colégio. Mas houve um atraso, pois fomos surpreendidos com uma mochila repleta de latas de cerveja (Nova Schin) encontradas por um professor. O portador das bebidas é integrante de uma turma de 7ª série e não pode participar da ida à Feira do Livro. Esse imprevisto nos causou um atraso de 1 hora.
No ônibus, ao longo da viagem, pudemos relaxar ao som inigualável de músicas brasileiras selecionadas pelos próprios alunos. Como por exemplo: “Desce aí novinha...”, “Parapapapapapapapapa...”, “Morro do Dendê é ruim de invadir...”. Após 1 hora de viajem, chegamos ao destino.
Ainda pela manhã visitamos o Santander Cultural, onde vimos uma exposição de Robert Wilson. Em seguida, passamos pelo Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo. Ao meio dia, os alunos foram liberados, podendo almoçar e mais tarde apreciar a feira.
A volta para Novo Hamburgo foi marcada para às 15:30. Não houve transtornos, pois os alunos chegaram na hora e no local marcado.
A experiência foi bastante produtiva, pois tivemos um contato mais próximo com os alunos e professores do colégio. Concluímos que o passeio que realizamos superou nossas expectativas.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Já é o nosso quarto mês de atuação no Plangg passamos agora para uma nova fase: a observação de aula. para isso elaboramos o seguinte roteiro:

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO DE AULA
Turma:                                             Número de alunos:                                      Data:
Disciplina:                                                                              Professor:                                           
Fases da aula:

Fase
Tipo de atividade
Forma social


















































Em relação as atividades:
- As atividades são dinâmicas? Quais são elas?
- As atividades são baseadas apenas no livro didático?
- Como os alunos reagem as atividades propostas?
- As atividades são feitas de tal forma que podemos perceber que o professor tem um objetivo com ela, ou elas aparecem só para matar tempo?

Em relação ao conteúdo:
- Qual é o conteúdo? Ele é atual?

- É possível perceber que os alunos estão aprendendo?

Em relação ao professor:
- O professor é seguro em sala de aula?
- O professor é autoritário ou é uma autoridade?
- O professor é respeitado pelos alunos?

Em relação aos alunos:
- A turma é motivada? Como os alunos demonstram isso?

- Os alunos são disciplinados?

- Eles compreendem bem a proposta do professor?

Em relação a aluno x professor:
- Como se da a relação de ambos na sala de aula?
- As duas parte se respeitam?

O roteiro serve para no guiar durente a observação e também para que todas as bolsistas realizem uma observação padrão. Assim será mais fácil de realizar um debate posterior sobre as observações.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Mostra Literária do Plangg

     Realizamos no dia 3 de novembro a "Mostra Literária do Plangg". Durante 3 semanas nos preparamos para o evento. Separamos os materiais danificados pelos alunos na biblioteca e fizamos cartazes de divulgação. Decidimos não revelar qual o objetivo da mostra, com o intuito de surpreendê-los.
     No dia, colocamos no saguão da escola durante o intervalo todos os livros estragados encontrados na biblioteca. Para enfatizar o problema, utilizamos classes e cadeiras também estragadas pelos alunos. Ainda haviam cartazes com questionamentos para que os alunos pudessem refletir a respeito.
     A reação dos alunos do Ensino Médio do turno da manhã, para eles, em um primeiro momento foi de estranheza. Aos poucos alguns grupos se aproximaram para conferir do que se tratava. Houveram alunos que se impressionaram e acharam interessante e outros que não demostraram nenhum interesse. Pudemos ouvir muitos comentários dos alunos a respeito do péssimo estado dos livros.
     A tarde, resolvemos fazer novamente a mostra para o ensino fundamental. Dois professores também trouxeram suas turmas (2ª e 6ª séries) para analisarem os livros. Os alunos da tarde ficaram mais indiferentes que os da manhã. Alguns até chegaram a procurar seus nomes nos livros rabiscados.
     Procuramos com este trabalho conscientizar os alunos para que cuidem dos materiais da escola. Gostaríamos de enfatizar que o problema não será erradicado, inicialmente pretendemos apenas causar uma reflexão sobre o assunto. Se os alunos absorverem essa ideia já será de grande valia.

Oficina de poesia

Oficina de Poesia

Professor: Fábio
Tempo de duração: 6 períodos (3 semanas)

Primeira semana:
O professor apresentará aos alunos o projeto “Oficina de Poesia”.
Em seguida, lerá o poema “Amor é fogo que arde sem se ver” de Luís Vaz de Camões.
Após, fará uma discussão com os alunos.
Em outro momento, ouvirá a música “quem inventou o amor” de Legião Urbana e haverá outra discussão.

Segunda semana:
O professor falará aos alunos do poeta Augusto dos Anjos.
Lerá poemas diversos com os alunos.
Os alunos irão à biblioteca e retirarão um livro de poesia dentre os pré-estabelecidos pelo professor.
O professor explicará a tarefa para os alunos, em que eles devem selecionar um poema de sua preferência (a tarefa será elaborada em casa), observando a temática presente no poema (o tema central do poema, do que se trata).

Terceira semana:
Os alunos irão trazer os poemas selecionados e suas análises dos poemas.
Todos os alunos confeccionarão um varal e farão círculos para discutirem o que fora trabalhado.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010


A entrada da escola
  Apresentando a escola Ignácio Plangg


A mascote da escola


<>
Pátio da escola e algumas salas de aula


Sala de aula


A secretaria


Mural com todas as atuais turmas do Plangg em homenagem aos 40 anos da escola


Sala dos professores


                                                                                                               A biblioteca



 
O refeitório
A sala de informatica
Salas extras de educação física, teatro e outros



Quadra de esportes

 

Cantinho das assinaturas