sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Já é o nosso quarto mês de atuação no Plangg passamos agora para uma nova fase: a observação de aula. para isso elaboramos o seguinte roteiro:

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO DE AULA
Turma:                                             Número de alunos:                                      Data:
Disciplina:                                                                              Professor:                                           
Fases da aula:

Fase
Tipo de atividade
Forma social


















































Em relação as atividades:
- As atividades são dinâmicas? Quais são elas?
- As atividades são baseadas apenas no livro didático?
- Como os alunos reagem as atividades propostas?
- As atividades são feitas de tal forma que podemos perceber que o professor tem um objetivo com ela, ou elas aparecem só para matar tempo?

Em relação ao conteúdo:
- Qual é o conteúdo? Ele é atual?

- É possível perceber que os alunos estão aprendendo?

Em relação ao professor:
- O professor é seguro em sala de aula?
- O professor é autoritário ou é uma autoridade?
- O professor é respeitado pelos alunos?

Em relação aos alunos:
- A turma é motivada? Como os alunos demonstram isso?

- Os alunos são disciplinados?

- Eles compreendem bem a proposta do professor?

Em relação a aluno x professor:
- Como se da a relação de ambos na sala de aula?
- As duas parte se respeitam?

O roteiro serve para no guiar durente a observação e também para que todas as bolsistas realizem uma observação padrão. Assim será mais fácil de realizar um debate posterior sobre as observações.

0 comentários:

Postar um comentário