quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Mostra Literária do Plangg

     Realizamos no dia 3 de novembro a "Mostra Literária do Plangg". Durante 3 semanas nos preparamos para o evento. Separamos os materiais danificados pelos alunos na biblioteca e fizamos cartazes de divulgação. Decidimos não revelar qual o objetivo da mostra, com o intuito de surpreendê-los.
     No dia, colocamos no saguão da escola durante o intervalo todos os livros estragados encontrados na biblioteca. Para enfatizar o problema, utilizamos classes e cadeiras também estragadas pelos alunos. Ainda haviam cartazes com questionamentos para que os alunos pudessem refletir a respeito.
     A reação dos alunos do Ensino Médio do turno da manhã, para eles, em um primeiro momento foi de estranheza. Aos poucos alguns grupos se aproximaram para conferir do que se tratava. Houveram alunos que se impressionaram e acharam interessante e outros que não demostraram nenhum interesse. Pudemos ouvir muitos comentários dos alunos a respeito do péssimo estado dos livros.
     A tarde, resolvemos fazer novamente a mostra para o ensino fundamental. Dois professores também trouxeram suas turmas (2ª e 6ª séries) para analisarem os livros. Os alunos da tarde ficaram mais indiferentes que os da manhã. Alguns até chegaram a procurar seus nomes nos livros rabiscados.
     Procuramos com este trabalho conscientizar os alunos para que cuidem dos materiais da escola. Gostaríamos de enfatizar que o problema não será erradicado, inicialmente pretendemos apenas causar uma reflexão sobre o assunto. Se os alunos absorverem essa ideia já será de grande valia.

0 comentários:

Postar um comentário