CONVERSANDO COM LEITURA
Objetivos gerais: ler e produzir textos em verso, apresentar aos alunos a heteronímia.
Objetivos específicos: proporcionar ao aluno um contato mais íntimo com o gênero lírico para que, desta forma, seja possível o desenvolvimento de uma sensibilização e, a partir disto, a aproximação com o universo da leitura.
Metodologia: a proposta inicial será que o aluno apresente-se, levando em conta aspectos de sua personalidade, de seus gostos, enfim, de sua maneira de ser, com a utilização de um poema que tenha algo em comum com a sua individualidade. O professor irá solicitar que o aluno organize uma carta sem destinatário específico e, no conteúdo desta seja escrito apenas o texto escolhido, identificada a autoria. O segundo passo é a apresentação do significado de heterônimos, momento em que, de acordo com a opção do professor, Fernando Pessoa poderá ser trabalhado. O exemplo do autor descrito anteriormente, será somente para ilustrar esse recurso literário.
Cumpridas as etapas de escolha de poema e conhecimento de heterônimos, o aluno criará um para si e assinará a sua carta, com um respectivo pseudônimo. O professor recolherá os poemas de apresentação de seus alunos e os entregará ao outro supervisor de Letras do PIBID, que distribuirá os textos entre seus alunos ou de outro professor, aleatoriamente. O aluno da turma destinatária irá ler vários poemas-apresentação e escolherá um com o qual irá manter correspondência. O aluno, após escolher o correspondente da outra escola, anotará o heterônimo de seu futuro amigo literário, devolverá a carta ao professor e, em seguida, irá se apresentar também com a utilização de um poema. A devolução da carta ao professor é para que os alunos possam alternar os destinatários.
Após a apresentação mútua, os alunos enviam outras cartas nas quais várias perguntas serão feitas, nos mais variados aspectos. Ao receber essa nova correspondência, o aluno deverá respondê-la, mas não de modo objetivo e sim através de versos e estrofes de outros poemas que venham ao encontro dos questionamentos.
(As próximas etapas do projeto serão organizadas a partir da repercussão inicial. Como atividades idealizadas, podemos citar a alternância entre turmas e escolas, a produção de ideias do próprio heterônimo, a criação de um blog comum entre as quatro escolas e, de acordo com a viabilidade, um encontro entre os participantes em determinada data para que os heterônimos possam ser desvendados.)
Duração: um mês (para o processo de apresentação e resposta).
Justificativa: O gosto pela leitura dar-se-á pelo contato do aluno com temas de seu interesse, a abordagem de sua própria personalidade com a utilização de arte literária, esse encontro consigo mesmo e a apresentação ao outro faz com que, indiretamente, o apreço pelas letras seja ativado. A partir daí, outros gêneros e outras formas de produção textual poderão ser trabalhados, pois foi criado um alicerce de afetividade no ato de ler.
Avaliação: o presente projeto é um ato de investigação. Como tal, acredita-se que atribuir uma avaliação numérica objetiva irá numa direção contrária ao que será investigado, que é, justamente, os caminhos a serem percorridos para que a leitura seja difundida entre os adolescentes. A nota colocaria a obrigação ao trabalho, o fazer pelo prêmio. Assim, a própria aceitação do projeto estará sendo observada, ou seja, o trabalho do professor diante de uma avaliação. Ao docente, cabe avaliar seus alunos nesse processo de estímulo-resposta de uma forma subjetiva, que leve em conta aspectos formativos.
0 comentários:
Postar um comentário