sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Acontecendo de primavera



 Acontecendo na Biblioteca do Plangg - Edição Primavera



    O romance que nos representa.  O tempo e o vento, trilogia imortal de Erico Verissimo foi o tema escolhido como o último Acontecendo na Biblioteca do Plangg.

   Os bolsistas organizaram um jogo de perguntas sobre a obra, como maneira de preparar os alunos a assistirem à peça O tempo e o vento, organizada por um grupo de alunos do segundo ano do Ensino Médio. A proposta do Acontecendo foi de dar subsídios ao público para a ocasião da peça, que atravessa a trilogia de Erico, cheia de lacunas.



 O grupo que apresentou as cenas esteve na Unisinos, em outubro, na atividade acadêmica de Literatura Dramática Comparada, em que levaram à turma uma encenação que teve como inspiração a obra Édipo Rei. Assim, o último evento com todos os estudantes dos turnos da manhã e da tarde termina com a parceria entre Pibid e alunos.

   Esse grupo mostrou à toda a escola a capacidade de superação diante de imprevistos que são correntes no âmbito escolar e, além disso, também mostraram aos demais alunos o quanto é significativo o incentivo e empenho dos profissionais que os auxiliaram na concretização desse momento que, por eles, foi minunciosamente planejado. Dessa forma, esse foi um dia de muita reflexão e que oportunizou aos alunos mais um momento de protagonismo.


Parceria com História

História é a disciplina que possibilita o entendimento daquilo que somos, o porquê de nosso estágio atual, das circunstâncias que nos cercam. Pois bem! A parceria entre o Pibid e a disciplina de História está sendo reeditada. Os bolsistas do Programa estão abordando um tema muito presente - infelizmente - em nossa sociedade: a violência contra a mulher. A partir de vídeo do programa Profissão Repórter, da Rede Globo, os alunos têm acesso a um texto jornalístico que mostra índices desse problema no País. A ideia é trabalhar o texto, analisar determinados aspectos gramaticais, sempre com o objetivo de aprimorar processos de compreensão e escrita.

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Encerra-se mais uma página

O ativista norte americano Malcolm X uma vez disse que "o futuro pertence àqueles que se preparam hoje para ele". Foi pensando nisso que nós do PIBID, resolvemos criar oficinas que auxiliassem os alunos dos três terceiros anos da escola a melhorarem a sua escrita e que consequentemente, pudessem conquistar boas notas em suas redações no ENEM 2016.

As oficinas estenderam-se pelos meses de agosto, setembro e outubro, dividindo-se em diferentes partes. Elas começaram com uma produção textual por parte dos alunos, para testar as suas capacidades e ver em que nível os mesmos se encontravam. Após a primeira escrita, foi feita uma aula expositiva com trechos das redações, mostrando os principais erros encontrados de modo geral e explicando como corrigi-los. Logo após esta atividade, foi proposta outra produção, para que fosse possível observar alguma evolução por parte dos estudantes. Uma vez que as novas redações foram corrigidas, houve então uma nova aula, seguindo os mesmos parâmetros da anterior, mas desta vez, a participação foi opcional, sendo apresentada apenas para aqueles que demonstravam interesse pela atividade.

Com as atividades encerradas, foi feito um simulado de redação, seguindo os padrões do Exame Nacional do Ensino Médio, como teste final para avaliar se as oficinas foram de alguma valia. E é possível afirmar que foram sim. Alguns alunos mostraram uma evolução bastante satisfatória em relação às produções anteriores. Mas como nem tudo são flores, foi possível perceber que muitos estudantes mantiveram-se no mesmo nível das propostas realizadas anteriormente.

O Brasil passa por tempos difíceis na educação (e não só nela). O pouco interesse de muitos alunos é apenas um dos problemas enfrentados pelos educadores. Em um cenário como este, observar que alguns estudantes mostraram interesse e realmente evoluíram na sua forma de escrever, é algo que mantém acesa a chama da esperança que pouco a pouco, parece iluminar cada vez menos a educação brasileira.

OBS: É preciso frisar que o grupo PIBID Unisinos/Plangg fez o possível para auxiliar e motivar os alunos durante as oficinas, mas é notável a falta que a leitura faz para os mesmos, Ambas suas capacidades de interpretação dos temas propostos como o repertório linguístico dos estudantes foram afetados por esta defasagem. Fica aqui o apelo da equipe PIBID Unisinos/Plangg para que a leitura seja mais trabalhada em sala de aula desde os anos iniciais até o ensino médio, para que os alunos possam expandir os seus limites, tanto linguísticos, como criativos.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Simulado de Redação ENEM

Ocorreu na última sexta-feira, 21 de outubro, a prova de redação, um simulado para o ENEM. Alunos dos terceiros anos da escola, todas do turno da manhã, foram reunidas no saguão da escola, local em que receberam instruções acerca da proposta, como tipo de caneta, tempo de prova, restrições ao uso do celular, entre outros detalhes que serão vivenciados na prova, nos dias 05 e 05 de novembro. A proposta de redação apresentada pelo grupo PIBID foi o trabalho escravo na atualidade. Com dois textos motivadores, os alunos tiveram 1h30 para a redação. Já na parte da tarde da sexta, iniciaram-se as correções, que obedecem aos critérios estipulados pelo ENEM. Na próxima sexta, 28 de outubro, o grupo atenderá de forma individual os alunos que tiverem interesse em retomar aspectos de sua produção e, a partir disso, sanar possíveis dúvidas. O último ato antes do simulado foi justamente o atendimento por interesse. De um público de 70 pessoas, apenas 13 alunos tiveram interesse. As dificuldades são muito grandes, o que faz com que os bolsistas da Unisinos percebam a urgência de um trabalho a longo prazo, em termos de produção textual, não só de Língua Portuguesa, mas em todas as disciplinas, pois uma das questões mais sérias nos textos é a compreensão de mundo e a capacidade de inferir.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Africanidades

O trabalho iniciou com Mia Couto. Na semana passada, dois curtas foram exibidos: "O xadrez das cores" e "Barbosa", a partir dos quais a questão do preconceito racial foi explorada. Nesta segunda-feira, 17 de outubro, os alunos ouviram a música "Racismo é burrice", de Gabriel, o pensador e, com isso, debateram a questão do preconceito na sociedade. Como última atividade da tarde, a turma recebeu a tarefa de elaborar breve esquete teatral que versasse sobre o racismo.

Oficina de redação de ENEM

Na próxima sexta-feira, 21 de outubro, os alunos de terceiro ano do Ensino Médio participarão de um simulado de redação nos moldes ENEM. Nos últimos dois meses, bolsistas do Pibid têm trabalhado a estrutura do texto dissertativo-argumentativo para que os discentes estejam melhor preparados na ocasião da prova, entre os dias 4 e 5 de novembro próximo. Na última sexta, 14 de outubro, apenas os alunos interessados participaram das atividades. Na oportunidade, trechos problemáticos quanto à estrutura, ortografia, concordância, entre outros fatores, foram projetados na televisão para que fossem corrigidos. A opção por trabalhar apenas com os estudantes que aderiram à proposta deve-se ao fato de que, em muitas oportunidades, vários foram os alunos que não se empenharam como seria o esperado. Assim, com grupo reduzido, os acadêmicos tiveram condições de "abrir" os textos e indicar um caminho para que outras direções eles tomassem. No dia do simulado, todos os alunos dos terceiros anos da escola serão colocados no saguão da escola, com suas mesas e cadeiras para que, em tempo determinado, escrevam uma redação nos moldes da prova. Será atribuído conceito pelas produções, valor para todas as disciplinas da área de Linguagens. Após as correções, os alunos que quiserem conversar com os bolsistas, terão espaço para incrementar as produções e sanar possíveis dúvidas. O importante é que os alunos sejam treinados desde o primeiro ano do Ensino Médio para o momento do ENEM, pois muitas dificuldades são impossíveis de superar a curto prazo. O grupo Pibid construiu alguns atalhos de escrita, mas o caminho é longo.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Dias Gomes

Os oitavos anos, neste ano, realizaram diversas leituras em sala de aula. Todas as segundas-feiras os alunos dirigem-se à biblioteca da escola, local em que dedicam tempo exclusivo aos livros. Dias Gomes é o dramaturgo escolhido, a primeira obra dele que os estudantes leram foi "O berço do herói", peça de teatro que eu origem à novela "Roque Santeiro", um dos maiores sucessos da Rede Globo. Os grupos, atualmente, estão dedicados à leitura de "O pagador de promessas", outra grande obra do autor. Semanalmente, o gênero dramático está fazendo parte do cotidiano dos alunos, de modo que seja incrementada a leitura, a compreensão, a expressividade. O oitavo ano encerrará com uma média de seis ou sete leituras, número significativo, ao se considerar que a questão da leitura é a recorrente batalha dos professores. A escolha, no momento, pelo teatro, deve-se ao fato da agilidade da leitura, dinamicidade que aumenta o número de voluntários na hora da leitura.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Mia Couto

O grupo Pibid continua o trabalho com os oitavos anos acerca da obra de Mia Couto. O autor, que faz parte do cenário das turmas há duas semanas, terá lido o conto O cesto, narrativa a partir da qual será trabalhada a estrutura e, além disso, a compreensão textual. Optou-se pelo trabalho lúdico como forma de variar a proposta, já que as turmas não estavam respondendo de forma satisfatória. Espera-se que seja possível uma abordagem mais aberta, mais clara, ou seja, que os alunos possam discutir o conto, verificar as suas nuances, suas diferentes possibilidades.
A proposta será desenvolvida até novembro, mais especificamente até a Semana da Consciência Negra. Até lá, de Mia Couto, as atividades estender-se-ão sobre particularidades do território africano, a questão cultural, religiosa, entre outras noções. A partir disso, será feito o resgate histórico do processo de escravidão, a violência contra os negros. Com isso, os alunos irão ler o poema "Navio Negreiro", de Castro Alves e, depois, a lenda do "Negrinho do Pastoreio". O desfecho das atividades será em uma feira na qual os trabalhos serão apresentados aos alunos de outras turmas. A estrada é longa, inúmeras serão as atividades. Espera-se que, ao final do ciclo, os alunos possam reunir elementos importantes ao seu contexto e, se for possível, que saiam do processo um pouco mais críticos.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Unisinos Conecta

Na tarde desta terça, o bolsista Luan Quadros desenvolveu a oficina "De onde você fala?" com alunos do oitavo ano do Colégio. A proposta é um passeio semântico pelas regiões do Brasil e, além disso, trabalha de forma dinâmica algumas expressões idiomáticas. Os estudantes foram convidados a encontrar, pelos meandros do mapa do País, termos específicos de cada localidade. Em outro momento, entre a denotação e a conotação, diversas expressões transitaram pelo cenário proposto.
A ideia foi experienciar a oficina que será levada à Unisinos, no Conecta. Assim, alguns alunos de Ensino Fundamental têm a oportunidade de conhecer um pouco do universo linguístico brasileiro, de forma agradável. Além dessa atividade, o grupo Pibid Plangg percorrerá os caminhos de Blau Nunes, o vaqueano de Simões Lopes Neto em seu ziguezaguear pelo Estado.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

“Acontecendo na biblioteca do Plangg” - com Diva Walzer kuhn

Na continuidade do evento “Acontecendo na biblioteca do Plangg” – edição de inverno, que ocorreu nos dias 29/08 e 01/09, com alunos do ensino fundamental – séries finais e ensino médio, estabeleceu-se uma reflexão acerca da “Identidade e pertencimento” dos alunos em relação ao lugar em que vivem – especificamente o bairro Canudos. Para essa realização, além dos pibidianos João Carlos, Priscila e Jéssica, juntamente com o supervisor Vladimir, contamos com a presença da historiadora e escritora Diva Walzer kuhn, que explanou em sua fala a história da cidade de Novo Hamburgo, evidenciando mudanças que ocorreram no local e seus benefícios e malefícios, destacando a depredação e abandono. Dessa forma, destacou-se a importância de serem cidadãos ativos na sociedade, na busca da construção de um ambiente saudável, de forma a valorizar o espaço em que vivem. 



O incidente

Na última quinta-feira, 01 de setembro, o grupo Pibid/Plangg recebeu a professora e escritora Diva Walzer Kuhn, que no próximo dia 12 de setembro fará o lançamento de seu livro "O incidente", que conta um episódio que aconteceu no Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini, há muitos anos. Na manhã da quinta, a professora abordou um pouco da História de Novo Hamburgo, ilustrou sua conversa com detalhes muito interessantes acerca do "entorno" do Colégio que já foi referência no Estado. Ao todo, quatro turmas assistiram à palestra. A atividade encerrou a edição de inverno do "Acontecendo na Biblioteca do Plangg", cujo tema foi "Canudos, pertencimento e identidade." O lançamento de "O incidente" será na Fundação Frederico Scheffel, às 20h do dia 12/09/16.

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Acontecendo de Inverno

O Pibid realiza, a cada estação, o evento Acontecendo. No Acontecendo de fim de inverno, o grupo escolheu trabalhar com poemas sobre pertencimento, e também dois participantes leram dois poemas feitos pelos alunos sobre o bairro Canudos. Tinha-se como objetivo refletir sobre a história do bairro, as primeiras famílias que foram "colonizando" Canudos, e de que forma eles enxergavam o próprio bairro, num sentido de pertencer ao bairro, a cidade, etc.

 Os alunos do primeiro Acontecendo foram da turma de 6º ano. Pretende-se, ainda no mês de agosto, realizar este evento com as turmas de 7º, 8º e 9º anos e o Ensino Médio.
 O Pibid contou com a participação especial do Erick, um jovem morador de Canudos. Ele tocou uma música gaúcha para as crianças e acompanhou durante todo o Acontecendo.
Obs.: Os pibidianos agradecem, Erick!
Além do Erick, três alunas também cantaram. Dois pibidianos e mais duas alunas declamaram poesias. A bibliotecária, dona Beti, contextualizou o momento com suas palavras sobre a importância da história do bairro e de valorizar o lugar em que se vive. Foi um "show de talentos"! Um muito obrigada a todos que participaram e colaboraram para o Acontecendo!

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Intensivo de leitura

A partir de segunda-feira, 08 de agosto, as turmas de oitavo ano do Colégio terão experiências de Docência Compartilhada. Neste semestre, o grupo atuará em conjunto com as turmas do Ensino Fundamental. Divididos em grupo, os estudantes trabalharão em grupos menores, cada um com determinado bolsista. Nos períodos, os bolsistas desenvolverão estratégias para que os procedimentos de leitura, compreensão e escrita, até o final do ano sejam incrementados. Apenas pelo investimento intenso em leitura fará com que os alunos possam interagir de forma competente com os aspectos textuais, no que diz respeito à interação com as informações por ele trazidas.

Propostas de compreensão textual

O grupo iniciou uma parceria com o professor de História da escola, que procurou o professor supervisor e dividiu com ele suas angústias em relação às questões de leitura, compreensão e escrita. O primeiro trabalho que o Pibid concebeu, a fim de auxiliar o docente, foi em relação  ao texto de Heitor Vinícius Ferreira, acadêmico de História que  abordava a importância da disciplina de História no contexto escolar.
De fato, a preocupação é pertinente; os alunos de Ensino Fundamental têm imensas dificuldades em compreender as ideias de um texto e, por consequência disso, respondem às questões propostas de forma incoerente, incompleta, imprecisa e equivocada. O trabalho que o grupo realizou vale mais, neste momento, como diagnóstico da situação, pois é evidente que, para que os estudantes sejam melhor alfabetizados em relação ao processo de leitura e compreensão, o caminho é longo. Com a atividade, os bolsistas do Programa poderão pensar em estratégias que - a médio prazo - possam surtir efeito no que diz respeito às questões solicitadas pelo titular de História.


sexta-feira, 15 de julho de 2016

Atividades para o segundo semestre

Após a retomada das aulas, o grupo reiniciou o contato com as turmas da escola. De início, o grupo acompanhou as atividades com terceiros anos em relação a Monteiro Lobato. Os alunos trabalharam contos do autor, o qual era conhecido apenas pelos seus textos infantis. Em seguida, foram elaboradas biografias do escritor a partir de leituras, além das impressões que os estudantes tiveram das leituras, do estilo de Lobato. As turmas assistiram ao filme Olga para que, em seguida, fosse possível dialogar Monteiro Lobato com o governo Vargas.
Além disso, o grupo trabalha atualmente com a obra Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo. A proposta terá como desfecho a montagem de PowerPoint com as narrativas lidas apresentadas a partir de fotografias em sombras.
Como projetos do grupo para o segundo semestre, estão previstos a abordagem de "A ferro e fogo", de Josué Guimarães, o desenvolvimento de oficinas de redação para Enem, trabalhos de leitura com alunos do Ensino Fundamental e nova ida ao AnimeXTreme. Além disso, será elaborada nova versão do projeto Literatura& Ciência, agora voltado ao Ensino Fundamental. A parceria será empreendida com duas turmas; sexto e nono anos. O grupo Pibid associar-se-á aos professores de Língua Portuguesa e Ciências.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Grupo do Pibid participa de debate com alunos e artistas de rua



Na manhã desta sexta, 03 de junho, o grupo foi convidado a participar de atividade artística, seguida de debate sobre as ocupações dos alunos na escola. Artistas do grupo Petit Poa-RS estão visitando as escolas ocupadas em Novo Hamburgo para falar de suas experiências de ocupação em Novo Hamburgo, em São Paulo e em outros países.  Na ocasião, os alunos falaram sobre a visão que têm sobre o movimento, seus objetivos, as repercussões. O grupo teve a oportunidade de conhecer um pouco melhor a atividade que os alunos estão desenvolvendo durante o processo de ocupação da escola e, além disso, apreciar a boa arte de artistas circenses.

Atividades durante a greve de professores

               O Colégio Estadual Engenheiro Ignácio Christiano Plangg está sem aulas há três semanas. Em assembleia ocorrida no dia 19/05, os alunos decidiram ocupar as dependências da Instituição para reivindicarem uma série de ações por parte do governo. Enquanto isso, o grupo Pibid segue com atividades de correção de trabalhos e planejamento de ações. Para o mês de junho, caso as atividades voltem ao normal, será trabalhado com os alunos alguns tópicos em relação à redação do ENEM, desde a abordagem da estrutura, os tipos de argumentos, análise de redações nota 1000, além da produção de textos a partir do tema ocupação das escolas gaúchas. Além disso, o grupo prepara-se para trabalhar sua oficina na Feira de Educação da Unisinos, no próximo dia 07 de junho. No próximo dia 24 está previsto o último Acontecendo na Biblioteca do Plangg, edição inverno, que irá trabalhar a questão de identidade e pertencimento do aluno em relação ao bairro e à escola. O tema será o intermédio para abordar a história do Pibid na escola, nestes seis anos em que o Programa esteve no colégio.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Ficção & Literatura

               O projeto Ficção & Literatura está em seus instantes finais. O grupo selecionou os textos que farão parte da publicação. Aproximadamente vinte alunos, divididos em duplas, terão seus contos reunidos na coletânea a ser lançada no mês de junho. O processo de correção é complexo; os discentes apresentam muitas dificuldades em termos de escrita, desde ortografia, concordância, coesão e coerência, entre outros. O problema maior, entretanto, é a insistência de recorrer ao plágio para a montagem dos trabalhos; muitos estudantes apropriam-se de textos de outras pessoas e colocam suas assinaturas. Concluída a etapa de correção a várias mãos - os integrantes do Pibid estão lendo em conjunto as produções - o trabalho será reescrito pelas turmas e, em seguida, as atividades serão encaminhadas para a professora de Artes, que elaborará ilustrações a respeito dos contos. Todo o material será digitalizado - o texto e as ilustrações -, e a edição será finalizada de modo virtual para que, posteriormente, uma versão impressa seja providenciada. A proposta encerra uma jornada de dois meses de trabalho, momento em que pibidianos, professores de Língua Portuguesa e de Literatura tentaram aproximar da melhor forma possível os alunos com a possibilidade de letramento digital, essa estrada de mil léguas que muitas atividades podem percorrer.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

A ida ao AnimeXtreme

Cerca de 100 alunos, acompanhados pelo grupo Pibid que atua no Plangg, por dois professores da escola, da bibliotecária e da secretária, visitaram os pavilhões da FIERGS, na última sexta-feira, 13 de maio. Foram dois ônibus, mas poderiam ter sido quatro, tão grande era a procura por parte dos estudantes, pela participação no evento.



A escola conseguiu entrar no local por volta das 14h30. O horário combinado para o retorno foi às 16h30, tempo muito curto para que os estudantes pudessem aproveitar, de fato, o evento. Com inúmeras atrações, desde games, camisetas, acessórios e, além disso, a presença de alguns Youtubers, a participação na palestra dos escritores ficou prejudicada. Poucos discentes estavam no local combinado, no horário previsto - às 15h.



É necessário que na próxima edição, a escola repense a ida e a volta do evento, que se chegue antes e que se retorne depois.

 As atividades de abordagem dos contos, bem como os processos criativos dos autores serão ainda trabalhados pelo professor supervisor e pelos bolsistas. A previsão é que o fechamento das tarefas seja realizado no dia 23 de maio, momento em que, além da retomada dos contos, seja feita a avaliação da participação do Colégio no evento.
De modo geral, a empreitada foi positiva. Ela chama a atenção para a necessidade que tem a escola de estar atenta às demandas de seus alunos, dos gostos destes, sobretudo - e em especial - à leitura. A ideia para a próxima edição do AnimeXtreme, que ocorrerá no segundo semestre, é convidar todos os alunos dos turnos da manhã e da tarde. Para isso, meses antes do evento, diversas atividades serão realizadas, para que RPGS, CARDS, CLUBES, GAMES e COSPLAYS façam parte da realidade de alunos - e de professores.





quinta-feira, 12 de maio de 2016

ANIMEXTREME

Nesta sexta, 13 de maio, o grupo Pibid do Plangg irá acompanhar cerca de cem alunos em mais uma edição do ANIMEXTREME, evento que reúne jogos, quadrinhos, entre outros entretenimentos. Na oportunidade, estarão presentes alunos de oitavos e nonos anos do Ensino Fundamental; primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Médio. Além de prestigiar as atrações da tarde, o grupo acompanhará os autores Ana Lúcia Mérege e A. Z. Cordenonsi, dos quais foram lidos dois contos. A expectativa dos alunos é grande, muitos estão indo pela primeira vez, outros estiveram presentes no ano passado. A partir da participação, é possível incrementar ações de leitura na escola, com gêneros diferentes daqueles que são trabalhados cotidianamente na escola. O ANIME ocorre duas vezes por ano, uma a cada semestre. As atividades na escola são realizadas antes, durante e depois da visita.

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Caravana do Conhecimento

No dia 20 de abril, O PIBID foi convidado a participar da Caravana do Conhecimento em uma escola do Morro Reuter. Lá, tivemos a oportunidade de apresentar para os alunos diversas atividades que envolviam a língua portuguesa no cotidiano. Além de nós, também participaram com jogos os pibidianos de matemática, pedagogia e biologia com jogos interativos.


Na nossa área, preparamos duas atividades que descontraíssem e, ao mesmo tempo, levassem os alunos a perceber a importância da língua no nosso dia-a-dia.


A primeira atividade foi feita em grupos de no mínimo três alunos. Eles tinham de elaborar uma pequena cena de conflito e apresentar em forma de teatro para nós. Após a primeira apresentação, nos reuníamos com eles e dizíamos que eles deveriam trocar suas falas em palavras por falas em números, a fim de treinar a expressão facial e aprimorar a atuação teatral dos alunos.




A última atividade foi também relacionada ao teatro, porém ao invés de trocar as falas por números, cada dupla era um personagem, sendo que um deles era voz e outro era o corpo. 


Os exercícios feitos proporcionaram aos alunos o trabalho das expressões corporais e faciais, pois sem as falas os alunos precisam demonstrar que suas emoções são condizentes com suas falas.


sexta-feira, 22 de abril de 2016

Projeto Literatura & Ciência

Os alunos estão, agora, na fase de reescrita do seu conto de ficção científica. Eles irão reescrever conforme a videoaula em que foi explicado a estrutura do conto, pois os bolsistas identificaram que esta é uma das dificuldades dos alunos na escrita.


Nesta videoaula, além da estrutura do gênero conto, são passadas dicas aos alunos de como escrever histórias do gênero cinematográfico ficção científica, foco de todo o trabalho. Na segunda sessão, são dados três exemplos, dois filmes e um romance de FC: Lucy, Divergente, O guia do mochileiro das galáxias.

A próximas etapa do Projeto será a junção de ciência com a ficção e dicas de como se aprofundar em aspectos que demonstrem o caráter científico dentro do texto. Para isso, será gravada uma segunda videoaula, em que será retomado o método científico e, após isso, como criar ficção baseada na ciência. E, novamente, uma análise de contos, filmes e romances de FC, que serão utilizados como exemplos para evidenciar como estão inseridos esses aspectos dentro deles.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Caravana do Conhecimento

Na próxima semana, no dia 20 de abril, o grupo de pibidianos do Plangg participará de mais uma Caravana do Conhecimento, evento organizado pelo Pibid de Matemática da Unisinos. Foram organizadas atividades de teatro, que serão desenvolvidas com os alunos de escola de Morro Reuter. Os alunos terão contato com teatro com a utilização de números, construções de onomatopeias, atividades de foco e concentração, elaboração de cenas, entre outras atividades previstas. Hoje à tarde, no Plangg, o grupo Pibid desenvolveu as mesmas atividades com os alunos dos oitavos anos para preparar o que será trabalhado na quarta.

Literatura & Ciência

Após a realização da etapa inicial do projeto, momento em que as turmas de segundo e terceiro anos foram convidadas a escrever textos de ficção científica, duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio deram continuidade às atividades. As demais turmas encerraram sua participação com a primeira produção. Lidos, os textos serão devolvidos via e-mail aos estudantes, que deverão providenciar as alterações solicitadas. O grupo Pibid organizou um vídeo com o qual alguns filmes foram analisados, de acordo com o seu teor científico e, além disso, conforme o modelo quinário. A segunda tarefa foi a montagem de um material audiovisual, por parte dos alunos, com a análise da mesma estrutura em determinado filme de livre escolha. As tarefas estão sendo solicitadas aos alunos via Facebook e e-mail. Embora os discentes sejam nativos digitais, percebe-se que é difícil o cumprimento de tarefas. O cumprimento de prazos precisa ser internalizado, assim como a originalidade na escrita, pois muitos alunos ainda insistem em copiar trechos de obras, utilizarem estruturas de jogos bem conhecidos ou, ainda, registrarem as ideias de filmes.
O grupo Pibid irá organizar oficinas de dificuldades da língua portuguesa, oportunidade em que questões de ortografia, acentuação, sintaxe, coesão e coerência, entre outros, serão revisitados a fim de minimizar as dificuldades que ficaram escancaradas durante a correção dos trabalhos. No dia de hoje houve algumas apresentações de estrutura da narrativa fílmica. Pode-se afirmar que os trabalhos apresentados orbitaram extremos; de um lado, trabalhos incompletos, desinteressados e cópias de outras fontes, de outro apresentações bem organizadas, detalhadas e originais. As atividades seguem, certamente, nas próximas semanas ocorrerá uma aproximação entre a qualidade dos trabalhos, já que o grupo trabalha na correção de rumos.

sexta-feira, 11 de março de 2016

Projeto: Contos de Ficção Científica

    Hoje durante o dia elaboramos o esboço do primeiro projeto do semestre de 2016. A ideia principal é mexer com a criatividade, o letramento digital e a metodologia científica.
    Durante a manhã algumas turmas assistiram a trailers de filmes que continham algum embasamento científico, e a partir disso escreveram contos com suas próprias teorias mirabolantes.
Faremos ainda aulas de oficina de estrutura de conto, direcionamento às áreas científicas e uma reescrita do conto da primeira aula com as melhorias adquiridas depois do conhecimento aprendido durantes as atividades com o Pibid.
   Tudo isso nos levará a uma série de contos que se difundirão em um livro totalmente escrito e ilustrado pelos alunos.
   O crescimento individual da capacidade do aluno é o objetivo principal da visão pedagógica quando se trabalha com projetos. Ao concluirmos essas oficinas poderemos proporcionar aos educandos um produto final concreto e visualmente bonito, gerando nos jovens uma motivação maior na escrita e uma curiosidade pela leitura, já que serão contos escritos pelos colegas.
   Acompanhem nosso trabalho para descobrir o resultado!




sexta-feira, 4 de março de 2016

Recepção do Pibid

 Hoje, 4 de Março, fizemos nossa recepção de boas-vindas aos alunos da manhã e da tarde. As atividades propostas pela bolsista Mara fizeram sucesso entre os jovens.

A alegria de uma brincadeira tradicional encantou os alunos, o famoso ''peixe e o pescador'' que consiste em formar um círculo em que um participante sem dupla tenta roubar o colega que está na frente do pescador.

Outro momento marcante foi a dinâmica também proposta aos professores, da bola e os lençóis, em que forma-se dois grupos para jogar a bola de um lençol para outro. Para receber bem a bola, precisamos da  cooperação de quem a joga e vise-versa. Nessa lógica, a vivência com colegas e professores também acontece desta forma: precisamos mandar bem ''a bola'' para recebermos a reação bem também.

A terceira brincadeira consiste em descobrir o nome do colega que está do outro lado do lençol. A ideia principal é o reflexo rápido e a amizade que gera vínculos entre alunos. Saber o nome é o primeiro passo para fazer amigos.

A última e não menos divertida atividade foi o ''amigo literário'' em que os alunos associavam (física ou psicologicamente) seu amigo/colega a algum personagem fictício de filme, livro ou série... A criatividade tomou conta dessa volta às aulas.

Esses momentos de descontração tem a grande importância de integrar a turma, fazê-la mais unida e trabalhar a inclusão de alunos novos. Nem sempre o primeiro contato depois das férias é motivador, porém o Pibid promoveu atividades para animar os educandos a retornar com energia total!


















Retorno à escola

No início do ano letivo, a escola deve se empenhar em criar um bom clima de trabalho, renovando as energias. Nos dias 25 e 26 de Fevereiro esse primeiro reencontro acontecera com uma reunião com os professores, funcionários da escola e com os bolsistas do Pibid.

Uma boa convivência entre todos os membros da escola e uma relação pautada no profissionalismo, respeito e objetivos comuns são determinantes para assegurar a qualidade do trabalho pedagógico.
Acreditamos que dinâmicas inspiradoras podem ser fonte de um ano rentável, e assim a nossa supervisora Fátima elaborou uma mensagem para reanimar nossas forças, o "estimulante pedagógico".

O Pibid não ficou de fora e interagiu com o grupo em dois momentos: o primeiro formando dois grupos para atividades lúdicas com uma bola e dois lençóis. A brincadeira com a bola visa o trabalho em equipe, cada grupo segura seu lençol e lança a bola para o outro. Para receber bem a bola, precisamos da cooperação de quem a joga e vise-versa. Nessa lógica, podemos observar que nosso dia a dia também funciona assim. O modo como agimos reflete com a maneira que o outro reagirá. Tocar bem para receber bem;  a segunda brincadeira cham-se "qual é o seu nome'', em que os colegas de trabalho precisam rapidamente ao "cair da cortina" lembrar o nome um do outro. Essa dinâmica tem um caráter de descontração.

Após a recepção e as atividades, foram feitas as combinações e o calendário para o ano letivo, em sequência o grupo dividiu-se por áreas e o Pibid Letras acompanhou a área de linguagens. As combinações das próximas aulas envolvem um grande projeto para a semana dos povos indígenas.

Houve também um momento de reunião para o grupo de bolsistas pensarem em possibilidades de parcerias e futuros projetos. O planejamento continua em elaboração.

Na parte da tarde da sexta-feira, recebemos profissionais da 2ª CRE para uma palestra sobre o Ensino Médio Politécnico.